Diagnóstico precoce nas cardiopatias congênitas é fundamental no tratamento da doença



    São José do Rio Preto, SP 17/6/2021 – Segundo dados do Ministério da Saúde, 1 em cada 100 crianças no Brasil nascem com problemas no coração.

    Uma em cada cem crianças do Brasil nasce com um problema no coração, de acordo com o Ministério da Saúde. Devido a este e outros dados alarmantes, o dia 12 de junho foi escolhido para chamar a atenção da população, do poder público e da Saúde para os cuidados com a cardiopatia congênita, que são estas doenças que já se formam no coração do bebê, antes mesmo do nascimento.

    Outro importante exame que deve ser feito nos recém-nascidos é o Teste do Coraçãozinho, feito entre 24h e 48h após o parto (para os bebês que nasceram com mais de 34 semanas). O teste é lei, vale para toda criança nascidas no Brasil e é indolor. Consiste em colocar um aparelho chamado oxímetro na mão direita do bebê e outro no pé esquerdo. O equipamento mede a quantidade de oxigênio no sistema circulatório.



    Um pequeno milagre

    Vitório Silva Lemos é um milagre na vida de Priscila Silva e Eduardo Lemos. Com 12 semanas de gestação, cerca de 3 meses, os pais descobriram uma malformação na parede do abdômen do filho. Após exames e a confirmação do problema, a equipe médica desconfiou que Vitório também poderia ter algum tipo de cardiopatia. Com 22 semanas de gravidez, as suspeitas se confirmaram.

    Original de Uberlândia, Priscila se preparou para o nascimento do filho, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), de São José do Rio Preto/SP. “Por indicação dos médicos, decidimos que nosso filho teria de nascer no mesmo hospital onde receberia os tratamentos. Assim que nasceu, ele ficou quase 2 meses na UTI. Foram várias cirurgias na barriguinha e no coração. Por isso, a importância de diagnóstico precoce e de equipes especializadas para cuidar de crianças cardiopatas. Ele é nosso milagre”, afirmou a mãe.

    Um dos maiores centros de referência para tratamento destas doenças no Brasil, e no mundo, é o Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, CardioPedBrasil, do HCM de Rio Perto.

    Somente nos últimos 3 anos, o Serviço do hospital atendeu 10.637 crianças, fez 1.271 cirurgias, realizou 14.514 ecocardiogramas e 320 cateterismos (sendo 148 procedimentos), tratando crianças de todos os estados do país e até de nações vizinhas, como Venezuela e Colômbia.

    Para esta semana de conscientização, além de ter realizado uma Live no dia 7 de junho, pelo Instagram, para tirar dúvidas e conversar mais sobre o assunto, a equipe da CardiopedBrasil promove diversos posts nas redes sociais com orientações e informações a todos.

    O chefe da CardioPedBrasil do HCM, Prof. Dr. Ulisses Alexandre Croti, ressalta a importância do diagnóstico precoce para o início do tratamento imediato e mais adequado. “As cardiopatias congênitas são a 3ª maior causa de morte de recém-nascidos estado de São Paulo. Por isso, é muito importante para chamar a atenção da população, em especial das mulheres gestantes e daquelas que serão mães, para a importância de realizar um ecocardiograma fetal, ou seja, um exame do coração da criança, após a 20ª semana de gestação. É por meio dele que é evidenciada qualquer anomalia. Outro ponto importante a salientar, é que quando a gestante for ganhar seu filho, que seja no mesmo hospital em que ele será tratado do coração, recebendo assim, todas as orientações necessárias para o cuidado com este bebê. O útero é o melhor e mais seguro transporte para uma criança gerada com problema no coração”, salientou Croti.

    A coordenadora da enfermagem do Serviço no HCM, enfermeira Bruna Cury, ressalta para os pais quais sinais e fatores de risco devem se atentar.

    “Se a criança apresentar lábios, dedos dos pés e/ou das mãos roxos, dificuldade de mamar e cansaço constantes é um alerta. Além disso, algumas síndromes genéticas (por exemplo Down), o uso de alguns medicamentos, histórico familiar próximo (pai, mãe e/ou irmãos) e problemas como diabetes gestacional, podem aumentar o risco de desenvolvimento de cardiopatias congênitas”, pontua Bruna.

    Referência Nacional e Internacional

    O Serviço do HCM é considerado um dos grandes centros de referência no Brasil em cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica. Instituído em 2002, é o único totalmente especializado, com uma equipe com mais de 100 profissionais para cuidar especificamente dos pacientes em tratamento de cardiopatia congênita no interior do Estado de São Paulo.

    Foi o primeiro a firmar uma parceria, feita em 2008, com uma das mais importantes Organizações Não Governamentais (ONG) no mundo da cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, a Children’s HeartLink. Esta parceria colocou os profissionais da Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) e da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Psicologia de Rio Preto (Famerp), mantenedora do HCM e das demais unidades do complexo hospitalar, em contato direto com instituições como a Mayo Clinic, o Children’s Hospital and Clinics of Minnesota, além do Boston Children’s Hospital da Harvard Medical School. Tudo com o intuito melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos a essas crianças operadas do coração na CardioPedBrasil e no Brasil.

    Website: https://www.cardiopedbrasil.com.br/