Campinas, SP 12/4/2021 – O cashback tem sido uma aposta de fidelização de clientes, utilizada para fortalecer as vendas. O cashback é um benefício, mas, diferente do acúmulo de pontos, seu benefício é muito mais palpável e a recompensa é praticamente imediata.
O cashback registrou um salto de popularidade no Brasil nos últimos seis meses e se tornou a funcionalidade favorita dos consumidores móveis do país em apps de m-commerce. Ao serem solicitados a apontar em uma lista até três funcionalidades que mais apreciam em aplicativos de compras, 42% dos consumidores móveis marcaram o cashback. Trata-se de um aumento de 12 pontos percentuais em apenas seis meses, o que reflete a popularização dessa ferramenta de fidelização, que vem sendo adotada por diversos aplicativos de m-commerce e m-payment. Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.
O consumidor costuma pesar alguns fatores no ato da compra. Independentemente de quão bom seja adquirir a mercadoria, ainda há complicações em desassociar a ideia da compra com o doloroso gasto de dinheiro. O cashback é uma forma de mudar a leitura dessa realidade. Isso porque se trata de um sistema que as empresas oferecem para que o cliente receba uma parcela do valor que foi gasto na compra. Assim, o cliente tira o foco da perda (o gasto de dinheiro com a compra) e se concentra no ganho (o cashback).
Fazer a relação entre o cashback e programas de porcentagem é bom para melhor definir o conceito desse serviço, afinal, é exatamente isso que ele faz: oferece ao consumidor a devolução de uma porcentagem em cima de determinadas compras. Mas a definição pode ser dada também pela própria tradução do termo que significa “dinheiro de volta”. O valor que retorna depende do valor da compra, do produto em questão e do que acordou-se entre a empresa e o aplicativo, programa ou site. Mas independentemente disso, as vantagens ainda possuem garantia.
Benefícios do cashback
As vantagens do cashback para o cliente são bem claras. O programa oferece um reembolso considerável do valor gasto no cartão de crédito. A porcentagem varia entre 0,5% a 50% na maioria dos casos, no entanto algumas empresas chegam a oferecer até 100% de retorno. Mas se engana quem acredita que isso é prejudicial para o lojista. São muitos os benefícios do serviço em um negócio. Por exemplo:
- Visibilidade: frequentemente o cashback tem associação às marcas, e a marca é o que vem à mente do consumidor quando ele pensa em um produto. Por isso, é comum que o cliente veja e, consequentemente, busque marcas que ofereçam-lhe ganho.
- Crescimento da base de clientes: o cashback expõe mais uma marca. Com a exposição e visibilidade, mais pessoas conhecem o produto/serviço ofertado e mais pessoas o consomem. O crescimento de vendas geralmente está aliado à criação de uma base sólida de clientes.
- Mais chance de finalização da compra, recompra e fidelização: muitos carrinhos (virtuais e físicos) são abandonados durante a compra. O cashback, além de atrair os clientes, também os incentiva a adquirir a mercadoria e ganhar o reembolso. Uma vez satisfeitos, são maiores as chances de esse consumidor voltar a comprar, se tornar cliente fixo e até mesmo indicar a marca.
Como funciona o cashback?
O cliente que deseja usar o serviço de cashback deve se inscrever em um programa, aplicativo ou site confiável e que tenha parceria com outras empresas. Depois do cadastro completo com os dados desse usuário, ele pode acessar um site de compras de uma dessas empresas, selecionar suas mercadorias, ativar o retorno do dinheiro e pronto.
Dependendo do acordo entre as empresas, o retorno pode ser em dinheiro na conta. Apesar da pequena variação das regras, o ganho sempre é importante. Já a empresa que deseja ofertar o serviço pode aplicar o cashback único para a compra, o percentual diferente em cada produto, o padrão para todos os produtos da loja ou o cashback fixo.
Dentre as opções disponíveis na internet, pode-se citar o site de cashback Ganhe de Volta que atualmente conta com mais de 2.100 lojas parceiras. O acesso ao site permite cadastro e, assim, uso do cashback. Também é possível garantir os benefícios através do aplicativo para Android na Google Play Store e iOs na Apple Store. Com o Ganhe de Volta, o cliente é direcionado para loja que deseja comprar comparando os benefícios do site com os valores de cashbacks dos concorrentes. Até porque cada compra gera um saldo que, a partir de R$15,00, já pode ser transferido para a conta bancária do cliente.
Ou seja, na própria plataforma, o consumidor pode avaliar se realmente a oferta de cashback é a melhor para concluir a compra. Isso demonstra transparência com a qual é trabalhada. Além disso, o site trabalha com diversos cupons de desconto, deixando a compra ainda mais lucrativa e econômica.
Quais lojas disponibilizam essa vantagem?
O cashback tem sido uma aposta de fidelização de clientes, utilizada para fortalecer as vendas. Afinal, o comercio está competitivo e a devolução de parte do valor da compra tem gerado mais impacto do que apenas descontos. Por isso, é possível comprar itens de departamentos variados como roupas, calçados, livros, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, perfumes, entre outros.
Algumas lojas que já aderiram e apostam nesse atrativo para as promoções são Americanas.com, Casas Bahia, AliExpress, Netshoes, Zattini, Sephora, Microsoft Store e Amazon. A porcentagem do valor devolvido dependerá da loja. A loja Centauro, por exemplo, oferece 5,2% de volta. Já a Zanttini possibilita 8%. Em datas específicas lojas chegam a oferecer 50% de cashback.
Ao pensar que muitas pessoas aproveitam datas de liquidação para comprar produtos mais caros e esperar por boas oportunidades, fazendo grandes compras, percebe-se que é possível obter lucro.
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