São Paulo, SP 25/2/2021 – Redes reportaram aumento nas vendas e número de unidades nos meses que se seguiram ao isolamento social
Boa parte dos nichos que fazem parte do franchising foram duramente afetados pela crise causada pelo coronavírus. No entanto, algumas redes, boa parte microfranquias (investimento até R$90 mil), adaptaram suas operações e têm registrado crescimento nos últimos meses. É importante destacar que a maior parte dos segmentos afetados demandam atendimento presencial.
Neste sentido, empresas baseadas no modelo home based tendem a sofrer menos. A partir disso, foi feita uma seleção com franquias com baixo valor de investimento.
Os negócios vão de aplicativo de delivery “de tudo”, serviços financeiros e até mesmo adaptação automotiva.
Maxipay
Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech de soluções de pagamento. Com um portfólio de serviços variados, as possibilidades para os franqueados são inúmeras. Ele pode oferecer serviços bancários (correspondente), empréstimos, abertura de conta e aluguel de máquinas de cartão. Além disso, boa parte do trabalho é desenvolvido de casa, algo fundamental em tempos de pandemia. O valor de investimento no modelo parte de R$3,9 mil com tempo de retorno previsto para dois meses.
Site: https://maxipay.com.br/seja-um-franqueado/
Alfred Delivery
Criado em 2017, o Alfred Delivery é um aplicativo que entrega tudo o que o cliente deseja. De pipoca de cinema até seu prato predileto, o objetivo da empresa é ser um “marketplace de tudo” dos pequenos centros urbanos. Nos últimos meses a empresa cresceu mais de 200%. Além disso, a empresa traz na essência o modelo de trabalho home office, ideal para quem quer empreender, mas ainda assim manter o isolamento social por conta da pandemia. O valor de investimento recomendado pela franqueadora parte de R$10 mil com tempo de retorno previsto para até 18 meses.
Site: https://www.alfreddelivery.com/
Go Fit Truck
A Go Fit Truck é uma rede de franquias de academia boutique móvel. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo conta com um “truck” no qual é levada a experiência de uma academia boutique (frequencímetros, bebedouro e toalhas personalizadas, por exemplo) para diversos locais. O negócio foi pensado para levar atividades físicas ao ar livre, visto que academias convencionais se tornaram locais propícios à propagação do Coronavírus. Além disso, o franqueado não precisa ser preparador físico. O valor de investimento, neste caso, parte de R$20 mil com tempo de retorno previsto para oito meses.
Site: https://gofittruck.com.br/
Turquesa Esmalteria
A Turquesa Esmalteria é uma rede de franquias especializada em beleza e estética. Com serviços como manicure, pedicure, embelezamento do olhar, depilação, estética facial e corporal, a marca oferece modelos de operação enxutos para quem quer empreender na área. Exemplo disso é o modelo Turquesa Petit, criado durante a crise iniciada em 2020. O valor de investimento é relativamente baixo para quem quer ter um salão. A franqueadora indica cerca de R$53 mil e tempo de retorno previsto para 16 meses.
Site: https://turquesaesmalteria.com.br/
Strike Brasil
No franchising desde 2013, a Strike Brasil é uma rede de franquias especializada em personalização e inovadora técnica de aumento de performance automotiva. O negócio conta com mais de 30 unidades atualmente e oferece modelo home based. Durante a pandemia, a empresa passou a oferecer serviços via delivery e aumentou a presença nas vendas online. O valor de investimento recomendado pela franqueadora parte de R$100 mil com tempo de retorno que acontece a partir de décimo mês de operação.
Site: https://strikebrasil.com/
Biodontos
Com mais de 10 anos no mercado, a Biodontos é uma rede de franquias especializada em soluções para quem busca ter dentes e boca saudáveis. São mais de 10 tipos de tratamentos que vão de clareamento dental, implantes, ortodontia até mesmo serviços de estética corporal. Mesmo com a crise da pandemia, a empresa registrou faturamento de R$800 mil. O valor de investimento apontado pela franqueadora parte de R$168 mil com tempo de retorno previsto para 20 meses.
Site: https://biodontos.goakira.com.br/
Tanabata Kids
Criada em 2016, a Tanabata Kids é uma rede de franquias especializada na produção de móveis e brinquedos infantis de madeira. O propósito da marca é propor uma paternidade e maternidade mais consciente, afetiva e humana. Com a crise e a necessidade de permanecer em casa, a empresa viu suas vendas aumentarem e tem como meta abrir 12 unidades em 2021. O valor de investimento parte de R$147 mil com tempo de retorno previsto para 24 meses.
Site: https://tkids.com.br/
Slide Portas
No mercado desde 2012, a Slide Portas é uma rede de franquias especializada em portas de correr embutidas na parede. A empresa, que conta com parque fabril próprio de 1.200m², também oferece produtos como portas convencionais, pivotantes, camarão, de correr, fechaduras convencionais e digitais, puxadores, guarnições, painéis e outros. Durante a crise, a empresa viu suas vendas aumentarem puxada pelo setor de construção, que foi favorecido pelo isolamento, já que as pessoas passaram a investir em melhorias para casa. O valor de investimento parte de R$99 mil com tempo de retorno previsto para sete meses.
Site: https://marketing.goakira.com.br/slide-portas-expansao
Website: http://www.agenciasucellus.com.br