São Paulo 30/3/2021 – O período de isolamento social traz um cenário novo e desafiador para todos: os pais, os professores e as crianças.Dicas de atividades lúdicas da educação infantil para minimizar as perdas que a falta de vivência no ambiente escolar proporciona.
O período de isolamento social traz um cenário novo e desafiador para todos: os pais, os professores e as crianças. Os pais assumem o desafio de apoiar o aprendizado de seus filhos enquanto trabalham em esquema home office com crianças em casa. Já para as crianças, a nova realidade as fez deixar de lado não só as atividades lúdicas para educação infantil e as interações, os jogos e as brincadeiras em sala de aula, pensados com um propósito pedagógico. Também deixam de lado a vivência diária com seus colegas, tão importante nessa fase.
Diante disso, pais e educadores se depararam com um novo desafio, que vai além das aulas em casa: tentar reproduzir algumas das atividades lúdicas da educação infantil para minimizar as perdas que a falta de vivência no ambiente escolar proporciona.
O que são e qual a importância das atividades lúdicas?
Atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças e adultos. Seu objetivo é ensinar e divertir quem as pratica. No caso das crianças, tais atividades também têm o papel importante de auxiliar no desenvolvimento em diversos aspectos.
Entre as opções de atividades lúdicas estão as brincadeiras em que crianças desempenham papéis sociais, se colocando em um papel de professor (a), bancário (a), cientista, caixa de supermercado, chef de cozinha. Além de ajudar a desenvolver a imaginação, criatividade e socialização, essas brincadeiras ajudam a desenvolver, também, habilidades de linguagem, raciocínio lógico-matemático, ciências, dentre outras habilidades de diferentes profissões.
As atividades que permitem a criança correr, pular e lidar com obstáculos trazem avanços no equilíbrio e na coordenação motora grossa, aquelas que envolvem os grandes músculos do corpo e são responsáveis pelos movimentos de maior amplitude.
Já as que envolvem movimentos com as mãos estimulam a coordenação motora fina, a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar. Essas atividades, aliás, são ótimas para desenvolver a concentração.
Ainda há jogos e brincadeiras para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como o jogo da memória, esconde-esconde, amarelinha e queimada. Elas estimulam, desde cedo, o raciocínio lógico e estratégico. Dependendo da faixa etária, fomentam até mesmo o aprendizado dos números e letras.
As brincadeiras em grupo também têm função essencial, não só para a socialização, mas para promover a competitividade saudável. As atividades lúdicas para educação infantil que promovem corridas e movimentos do corpo trazem mais agilidade e condicionamento físico para os pequenos.
Educação Infantil
A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica. Essa fase é dividida em duas etapas diferentes: do zero aos três anos, na creche, e dos quatro aos cinco anos, na pré-escola.
De acordo com o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: “A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” O documento é referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem novos enfoques para a Educação Infantil.
O principal objetivo do ensino infantil é estimular e ajudar a promover o desenvolvimento das crianças em diversos aspectos, entre eles o cognitivo, o social, o emocional e também o motor. Com as atividades pedagógicas planejadas por educadores, a escola fomenta a experimentação e exploração das novas descobertas que são realizadas de forma natural nesta fase.
Outra função em que a escola desempenha papel importante é a interação com pessoas de fora do círculo familiar e comunitário, que começa a ser realizada nesta faixa etária.
Atividades lúdicas simples para fazer em casa
No período em que as crianças não estão presentes na escola, é importante que os pais realizem algumas brincadeiras para a educação infantil. Mesmo sem estar em um grupo, e com apenas poucos materiais, é possível reproduzir algumas atividades lúdicas divertidas e importantes para o desenvolvimento da criança. Veja algumas opções:
Desenho e pintura: Existem diversas formas de oferecer essa atividade para a criança. Com um papel, a arte pode ser feita com lápis de cor ou tinta. Para explorar as diversas habilidades da criança, a pintura pode ser feita até mesmo com o dedo e as mãos.
Colagem: Os exercícios de colagem também podem ser variados. Uma opção é separar pedaços de tecidos e/ou de papéis variados e coloridos e deixar a criança criar.
Massa de modelar: As massas de modelar são um divertimento simples e muito interessante. Não só por estimular os sentidos, com a observação das cores e experimentação da textura diferente, mas também por possibilitar a criação de pequenas esculturas.
Música: Atividades musicais são muito importantes para o desenvolvimento dos sentidos. Vale colocar músicas para a criança cantar e dançar, até estimular o aprendizado de instrumentos, como o teclado ou flauta infantil.
Alfabeto: A partir de certa idade é interessante inserir o alfabeto nas atividades lúdicas na quarentena das crianças. Uma ideia é escolher uma categoria – como animais ou frutas – e brincar com o pequeno para ele dizer um item com cada letra.
Fantasia: Uma forma divertida de permitir que as crianças explorem a imaginação é trazer o uso de fantasias para as brincadeiras. Não só as fantasias clássicas, mas também usar roupas comuns e acessórios para fazer o jogo de interpretação de papéis.
ESCOLINHA EM CASA – Atividades para Educação Infantil = https://bit.ly/3m154E7
Website: https://bit.ly/3m154E7