Home Novidades Soft Skills: o que são as habilidades comportamentais procuradas pelas empresas

Soft Skills: o que são as habilidades comportamentais procuradas pelas empresas

Como construir relacionamentos profissionais positivos com foco no trabalho

As soft skills estão relacionadas à capacidade de interagir com outras pessoas no ambiente de trabalho. Elas também incluem as habilidades de realizar tarefas sob pressão e se adaptar a cenários adversos como momentos de crise e novos formatos de trabalho.

As habilidades comportamentais como resiliência, comunicação e empatia são exemplos de soft skills que os empregadores procuram em candidatos. Além disso, são essenciais para os gestores, ou seja, para quem precisa desenvolver soluções criativas e inovadoras a partir da colaboração de equipes. A seguir, uma lista com 7 fatores que podem fazer a diferença no ambiente de trabalho, melhorando não somente o convívio entre as pessoas como a produtividade:

Autoconhecimento: apesar de o feedback ser um mecanismo de identificação com relação às competências que um colaborador precisa desenvolver, é essencial que o próprio indivíduo saiba quais habilidades possui. Para isso, conhecer limites e percepções torna-se um exercício diário.

Comunicação: a capacidade de se comunicar com clareza no trabalho é fundamental para quem busca ter relações profissionais positivas. Fazer isso de forma eficaz vai muito além de falar a mesma língua. É preciso transmitir para o outro exatamente o que está querendo dizer sem dar margens a interpretações ambíguas. Essa habilidade envolve: escrever bem, ouvir atentamente, saber como se portar em diversas situações e ter a capacidade de trabalhar em equipe.

Empatia: colocar-se no lugar do outro parece uma tarefa fácil, porém não é tanto quanto se imagina. No âmbito profissional, a empatia assume duas funções. Em primeiro lugar, é essencial na interface entre líderes e colaboradores para criar relações de confiança. Segundo, para ser pioneiro no mercado é preciso levar em consideração exatamente o que o cliente deseja, logo, se colocar no lugar dele ou colocar o consumidor no centro das preocupações é uma tarefa que envolve empatia.



Resiliência: é a capacidade de recuperar-se depois de enfrentar alguma adversidade que exige maturidade e força. Um profissional com essa habilidade consegue lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e resistir a pressões no ambiente de trabalho. É aquele que conhece a si mesmo e não permite que fatores externos abalem a produtividade e a tomada de decisões.

Pensamento analítico: atuar com uma visão analítica ajuda qualquer profissional a se adaptar melhor a situações de urgência ou problemáticas, além de auxiliá-lo na própria solução dessas situações. Ter como base a análise de dados, usando todas as variáveis para encontrar e resolver cenários que possam minar o bem estar da organização.

Colaboração: desenvolver o espírito colaborativo melhora a produtividade nas tarefas conjuntas. O aprendizado dessa habilidade pode vir de diferentes esferas, tanto familiar quanto profissional, o mais importante é saber que a competitividade entre semelhantes não agrega nada ao produto final.

Flexibilidade: saber trabalhar dentro da realidade da organização é essencial. Recursos e tempo são escassos, mas o cumprimento do projeto é necessário. Descubra como distribuir a atenção, alocar os recursos e tempo da melhor forma, e controle isso através da produtividade. Mas, lembrando que ser flexível não significa se comprometer com tudo e permanecer insistente.

Para saber mais sobre como desenvolver soft skills e conhecer os cursos da FM2S voltados para comunicação, basta acessar os canais.



Previous articleEmpresas do transporte apresentam maior turnover no segundo semestre de 2020
Next articleNovo modelo de escritório para quem quer flexibilizar sua rotina
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022