Home INOVAÇÃO Associação defende classificação de alimentos produzidos no Brasil como forma de controle...

Associação defende classificação de alimentos produzidos no Brasil como forma de controle da qualidade

Brasília, DF 11/5/2021 – A lei também prevê multa aos supermercadistas que comercializarem o produto sem a devida certificação.Legislação estabelece multa aos supermercadistas que comercializarem o produto sem a devida certificação.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas e Entidades de Classificação de Produtos Vegetais e Laboratórios de Alimentos (Asclave) a qualidade de frutas e verduras produzidas no Brasil poderia ser melhor avaliada. A entidade avalia que seria importante que produtores nacionais submetessem os produtos ao controle obrigatório de qualidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Esses processos são importantes para garantir a segurança alimentar, que vai além da composição dos alimentos e sua base nutricional para uma vida saudável, mas engloba as análises para assegurar a qualidade e o controle.

Segundo a associação: “Não há registros de classificação de batata, cebola, alho, pera, maçã, kiwi etc. Os últimos registros da classificação desses produtos remetem à entrada em solo nacional, sendo a classificação realizada apenas nos portos”, diz documento da Asclave.

A classificação citada no documento é o certificado de que o produto foi aprovado no controle de qualidade, que verifica, por exemplo, a presença de pragas. Alimentos como os citados pela associação, nacionais ou importados, só podem ser vendidos aos supermercados e ao público após verificações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Essa regra está estabelecida na Lei 9.972/2000, no Decreto nº 6.268/2007 e na Portaria nº 242/1992. Se aprovados, os produtos recebem um selo chamado de “Certificado de Classificação”. A lei também prevê multa aos supermercadistas que comercializarem o produto sem a devida certificação.



Um dos produtos em que essa irregularidade é mais evidente é o alho, tempero básico cuja produção nacional não é suficiente para atender a demanda brasileira. Segundo a Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, o produto só é fiscalizado quando os próprios agricultores, sejam eles pequenos ou grandes, fornecem as informações ao governo. Dados do MAPA, obtidos de acordo com a Portaria MAPA nº 034/2021, confirmam a ausência de classificação ou certificação do alho produzido no Brasil.

Ainda segundo o documento da Asclave, varejistas e consumidores podem exigir dos fornecedores os registros do MAPA. “Como não há uma fiscalização atuante, e nem uma cobrança por parte dos atacadistas para que a lei seja cumprida (existe uma exigência, em que deve constar na nota fiscal do produto vegetal padronizado comercializado o número do certificado de classificação), a realização da classificação de fato, não é feita”, afirma o documento.

Para a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Alimentos (AbraFood) a adoção de todas as etapas de fiscalização pelos produtores nacionais representaria um salto qualitativo e até mesmo no preço dos produtos.

“No momento da entrada do alho no Brasil, o MAPA realiza análise para controle de contaminação, pragas e qualidade do produto. Infelizmente para o consumidor, os produtores nacionais não acionam o Ministério e não há como ter controle sobre os processos pelos quais passa o alho produzido no país”, explica Renato Godoy, presidente da AbraFood.Associação defende classificação de alimentos produzidos no Brasil como forma de controle da qualidade

Website: http://abrafoodbrasil.com.br/



Previous articleSetor de tecnologia da informação cresce com o novo normal
Next articleVazamento de chaves criptográficas: o que eu tenho a ver com isso?