São Paulo, SP 29/6/2021 – O Data Science faz um direcionamento mais eficaz de conteúdo e da publicidade, e ainda potencializam a capacidade de inovaçãoData Science entrega resultados, informações, gráficos e dashboards que possibilitam ter visões claras e precisas para responder diferentes dúvidas sobre o negócio
Apesar dos desafios enfrentados nos últimos anos, o setor tecnológico vem em crescimento acelerado, só em 2020 foram gerados 40 trilhões de dados de acordo com a Gartner, consultoria mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia. Conforme a consultoria, 80% das lideranças atuais já tomam decisões de negócios usufruindo das informações da Big Data (capacidade de gerar grandes quantidades de dados) usando Data Science e Inteligência Artificial. A previsão é que, até 2023, mais de 33% das grandes empresas passarão a ter analistas especializados utilizando essa tecnologia para decisão de negócios.
Segundo o estudo “A universe of opportunities and challenges”, feito pela EMC (consultoria empresarial), o universo virtual alcançou os 40 trilhões de Gigabytes e tem a expectativa de que dobre a cada dois anos.
Para efeito de comparação, uma página inteira de um texto ocupa aproximadamente 0,000012 gigabyte, ou seja, é um volume astronômico de informações como: documentos de texto, planilhas, mensagens, fotos, vídeos, entre outros, exemplifica Wendel Perim, graduado em Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e com MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação.
Segundo Wendel, o desafio da área da Tecnologia da Informação (TI) não fica somente na responsabilidade de armazenamento dos dados, mas também de como transformar essas informações em oportunidades de negócios com ajuda de tecnologias como o Data Science (Ciência de Dados).
O objetivo do Data Science é a extração, transformação e análise de um grande volume de dados, diz o profissional de TI, gerando insights valiosos e cada vez mais assertivos para as organizações. “Para isso, são utilizadas disciplinas como: computação, estatística, matemática, conhecimento do negócio e, principalmente, soluções de Inteligência Artificial, como o Machine Learning, que define padrões para uma automatização de modelos analíticos com o auxílio de algoritmos”, menciona Wendel, com cursos e certificações em: PowerBI, Python, QlikView e SQL.
Conforme o especialista, existem várias ferramentas que ajudam a análise de dados como, por exemplo, Hadoop, programação R, Python, SQL, entre outras. E aponta que uma etapa importante em toda a análise é a interpretação de forma fácil e intuitiva para as tomadas de decisões e acompanhamento de resultados. E que para isso, podem ser utilizados softwares como: QlikView, Tableau e PowerBI.
De acordo com a Gartner, a automação de tarefas permite que os cientistas de dados produzam um maior volume de análise avançada. A consultoria afirma que mais de 40% das tarefas foram automatizadas em 2020, com um aumento de produtividade e maior uso de dados e analytcs por citizen data scientists.
O gestor estratégico de TI também lembra que investir nessa área de tecnologia gera diversos ganhos para as empresas pois, assim, trabalham com mais eficiência, ganham uma melhor vantagem competitiva, melhoram a percepção do público e dos clientes. Além de ficarem com uma maior facilidade para segmentação de mercado, realizar análises comparativas para precificação inteligente e personalizar serviços e produtos.
“Esse investimento em TI aproxima as empresas ao caminho para o sucesso dos negócios. O Data Science faz um direcionamento mais eficaz de conteúdo e da publicidade, e ainda potencializam a capacidade de inovação e o poder de atuar em cada particularidade de todos os segmentos das organizações”, finaliza Wendel Perim, com experiência em gerenciamento de budget, gestão de despesas e investimentos na área de TI, em gestão ágil utilizando frameworks como SCRUM e ITIL, gestão de projetos PMP, criação, implantação e acompanhamento de KPIs, ashboards e reports para diretoria e áreas estratégicas.
Website: http://linkedin.com/in/wperim