SÃO PAULO 1/7/2021 – O relatório ISG Provider Lens™ indica que o rápido crescimento do uso da nuvem híbrida salvou empregos e ajudou a economia, ao mesmo tempo em que direcionou a indústria de serviços gerenciados para a consolidação
Os provedores de serviços de nuvem privada e híbrida no Brasil responderam de forma rápida e criativaàcrise da COVID-19, permitindo que as empresas movessem recursos de computação para fora das instalações para proteger a equipe de TI e manter as operações, de acordo com um novo relatório publicado, hoje, pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.
O relatório ISG Provider Lens™Next-gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021 para o Brasil constata que o uso de colocation, hospedagem e nuvens privadas na infraestrutura de nuvem pública cresceu rapidamente durante a pandemia,àmedida que as empresas permitiam o gerenciamento remoto de TI.
“As empresas brasileiras correram para a nuvem,” disse Jan Erik Aase, partner and global leader, ISG Provider Lens Research. “Mover aplicativos corporativos para fora das instalações durante a pandemia foi crucial para manter as empresas funcionando, preservando empregos e reduzindo o impacto social e econômico da crise global de saúde no Brasil”.
Muitas empresas brasileiras que tinham suas operações de TI alocadas em suas instalações enfrentaram um dilema no início da crise, forçadas a escolher entre proteger a saúde dos funcionários de TI e manter as operações e o pleno emprego, diz o relatório. Aqueles que já haviam transferido recursos para a nuvem facilmente se voltaram para o trabalho remoto e outras empresas logo seguiram o exemplo.
A pandemia também causou uma mudança no mercado brasileiro de serviços gerenciados de uma competição crescente para uma consolidação crescente, de acordo com o estudo. Novas empresas de serviços gerenciados surgiram nos últimos três anos,àmedida que os fornecedores de nuvem pública buscavam atrair mais parcerias com provedores de serviços, no entanto a pandemia atingiu fortemente as empresas menores. Provedores maiores adquiriram muitos deles, e a consolidação deve continuar em 2021.
A maioria dos provedores de serviços gerenciados relatou crescimento de receita com o aumento da adoção da nuvem, enquanto os provedores de colocation continuaram a construir novos data centers no Brasil, Chile e Colômbia, aponta o relatório.
O gerenciamento de desempenho de aplicativos surgiu como uma oferta importante que diferencia os provedores de serviços gerenciados mais bem-sucedidos, afirma o ISG. Mais empresas estão buscando fornecedores que possam correlacionar o desempenho do sistemaàexperiência do cliente, além de monitorar armazenamento, disponibilidade, taxa de transferência e máquinas virtuais.
O alto número de ataques cibernéticos, eventos de ransomware e violações de dados no Brasil em 2020 aumentou a conscientização dos provedores de serviços sobre as medidas de segurança e conformidade. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – regulamento brasileiro equivalente ao GDPR da Europa – entrou em vigor em 2020, levando muitos provedores a oferecer a seus clientes avaliações de conformidade LGPD. Mesmo que a lei já defina medidas severas contra empresas que deixam de proteger a privacidade individual, nenhuma foi penalizada ainda, embora algumas estejam sob investigação.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 35 provedores de serviços em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting, e Colocation Services.
O relatório nomeia a Compasso UOL, Equinix e T-Systems acomo líderes em três quadrante e Ativy, IBM, Lumen e TIVIT como Líderes em dois quadrantes. Identifica ainda Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, Nextios, ODATA, Scala, TCS, Unisys e Wipro como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a HostDime, Matrix e Stefanini foram nomeadas Rising Stars — empresas com um “portfolio promissor” e um “alto potencial future”, segundo as definições do ISG — em um quadrante cada.
Uma versão customizada do relatório foi disponibilizada pela Ascenty, Ativy, Compasso UOL, Equinix, Scala Data Centers, TIVIT e T-Systems.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021 para o Brasil está disponível para os assinantes da ISG ou para compra eventual aqui.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite este webpage.
A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20210701005600/pt/
Contato:
Press:
Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press for ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE