Com os impactos da pandemia sentidos no comércio internacional e com as viagens para o exterior ainda limitadas, muitas das mudanças em importação que vêm ocorrendo desde março de 2020 têm se mostrado eficientes o suficiente para continuarem existindo, mesmo após o fim da pandemia.
Segundo dados da Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e compartilhados pela Agência Brasil – São Paulo, 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho em casa (home office) durante a pandemia.
Enquanto isso, dentre as mudanças, citadas por especialistas em importação e exportação, que devem se manter no comércio exterior, está o aumento das negociações virtuais, que se intensificou e proporcionou algo que não era concebido tão facilmente no passado: importadores na América Latina negociando ao vivo com fornecedores chineses, sem precisarem pegar voos por mais de 20 horas.
Outra tendência que é possível observar é a migração do conceito de live commerce, que teve origem na China, do mundo da moda para outros setores. Este conceito se fortaleceu durante a pandemia, onde a possibilidade de tirar dúvidas sobre produtos diretamente com os(as) vendedores(as) durante lives acabou por movimentar cerca de US$ 200 bilhões no país asiático em 2020. Já no Brasil, estudos desenvolvidos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostraram que a proporção de usuários(as) de internet que acompanharam lives praticamente dobrou entre 2016 e 2020.
Com os avanços tecnológicos decorrentes do cenário atual, e para garantir a continuidade das negociações internacionais entre fornecedores e compradores ao redor do mundo, a Made-in-China.com – plataforma chinesa de e-commerce B2B – organizará sua maior feira de exposição online, a Sourcing Expo Virtual, de 16 a 27 de agosto de 2021, em seu site e aplicativo de celular.
Utilizando novas tecnologias e inovação para dar vida à experiência de participar virtualmente de feiras de exposição online, novos recursos da EXPO – feiras de exposição online – foram criados com o objetivo de permitir que os(as) visitantes possam ter maior praticidade e agilidade para negociar com fornecedores expositores, fazer pedidos instantaneamente e se comunicar no idioma que preferirem.
Nesta nova modalidade de feira de exposição à distância, os(as) visitantes do evento poderão:
- Descobrir e interagir com mais de 3.000 fornecedores qualificados, sem precisar viajar para a China;
- Entrar em oito salões com descrições de produtos e funcionalidades em vários idiomas;
- Fazer pedidos instantaneamente por meio do comércio online para uma variedade de bens de consumo duráveis e semiduráveis;
- Receber um cartão de visita digital personalizado, para facilitar as negociações com expositores do evento e proporcionar a sensação de estar em uma feira de exposição presencialmente;
- Aproveitar amostras grátis, cupons, RTS, estandes virtuais em 3D para exibição de produtos, transmissões ao vivo e vídeos de produtos de fornecedores; e
- Utilizar serviços de concierge para agendar videoconferências ao vivo com fornecedores.
Durante o evento on-line, importadores(as) poderão se cadastrar gratuitamente na plataforma para fazer compras online ou para entrar em contato diretamente com os fornecedores. Também poderão assistir a lançamentos de centenas de produtos, fazer visitas em 3D e 360º a fábricas e showrooms na China, e acompanhar lives com apresentação de produtos em primeira mão, de forma livre.
A tecnologia de reconstrução tridimensional na China levará a experiência do(a) participante a um novo nível, com roaming imersivo, autonavegação, guias de compras baseados em cenários e links diretos para mercadorias. Um participante de EXPOs anteriores e que já experimentou alguns desses recursos, avaliou: “Podemos rotacionar o modelo 3D e ampliar partes dele. É interessante e muito eficiente, já que antes era difícil conseguir detalhes suficientes sobre o produto”.
Para saber mais, é possível se informar clicando em August Sourcing Expo ou entrando em contato pelo e-mail buyerservice@made-in-china.com ou pelo número + 86-25-6667 7777.
Fundada em 1998, a Made-in-China.com é uma plataforma de serviços integrados, especializada em comércio internacional B2B e que busca proporcionar oportunidades de negócios, oferecendo serviços comerciais e soluções one-stop para compradores globais e fornecedores chineses.