Nata, Rio Grande do Norte 19/11/2021 – Em apenas dois dias de evento foram negociados mais de R$ 31 milhões.Feira de negócios do mercado farmacêutico no Nordeste demonstra a força do setor pós-pandemia em 2021
O mercado farmacêutico global alcançou a marca de US$ 1,74 trilhões em vendas em 2020 e o mercado varejista brasileiro de medicamentos atingiu R$ 76,98 bilhões, uma alta de 8,58% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da consultoria IQVIA. Em 2021, o Sindusfarma estima um crescimento no varejo na ordem de 10,13%, de acordo com pesquisa de benchmarking realizada anualmente pela instituição.
O resultado da primeira feira de negócios do mercado farmacêutico no Nordeste, realizada nos dias 28 e 29 de outubro no Centro de Convenções em Natal-RN, demonstra a força do setor pós-pandemia e confirma a tendência de crescimento estimada para este ano. Em apenas dois dias de evento foram negociados mais de R$ 31 milhões.
Segundo o Gerente Regional da Nazária Distribuidora de Produtos Farmacêuticos, Lúcio Flávio, para atender o grande volume de pedidos negociados durante o evento, a empresa se organizou com antecedência. “Aumentamos consideravelmente nossos estoques acreditando que a feira seria um sucesso e montamos um plano de ação especial para processar os pedidos, faturar e expedir as mercadorias negociadas ainda no mês de outubro. Trabalhamos no final de semana com muito entusiasmo e os clientes já estão com as mercadorias em seus estoques”.
Além das negociações que aconteceram nos estandes de indústrias importantes do setor, como: Eurofarma, Aché, Hypera, Johnson & Johnson, GSK, dentre outros. O evento foi palco de palestras e apresentação de cases de sucesso para os visitantes da feira.
Para Flávio José — gestor geral da Rede Nossa Farma e um dos palestrantes do evento —, foi uma honra apresentar aos visitantes o case de sucesso da empresa em que atua, “Apresentar um case de sucesso como a Rede Nossa Farma aos clientes do Grupo Jorge Batista, visa demonstrar o nosso pioneirismo no associativismo com serviços diferenciados. Todos os conteúdos apresentados na feira contribuem para que o varejista se mantenha atualizado sobre as tendências do mercado e estratégias de gestão do próprio negócio”.
Os varejistas que visitaram a feira também gostaram muito do evento e valorizaram a troca de experiência e o networking propiciado pelo encontro. Para Gabriel Gama, da Rede de Farmácias e Drogarias Santa Sara (RN), que pretende investir no canal de vendas digitais, “Além de comprar e abastecer o estoque das lojas valeu a pena conversar com pessoas do setor sobre as tendências do varejo farmacêutico. Como queremos investir na venda digital, aproveitei o encontro para trocar ideias e entender um pouco mais sobre a representatividade e expectativas do comércio digital nas farmácias e drogarias”.
Além da presença das grandes indústrias, a Procfit esteve presente no evento como parceira estratégica de tecnologia para captação dos pedidos de uma das distribuidoras, e como expositora. “É a primeira vez que participamos de uma feira do segmento farmacêutico, pois todos os outros eventos nos quais atuamos eram focados em tecnologia para o varejo. Fiquei surpresa com a movimentação e interesse dos varejistas presentes em buscar soluções tecnológicas para apoiar a gestão da farmácia”, afirma Thaiane Abreu, Diretora Comercial da Procfit.
Devido ao grande sucesso do evento em Natal, a Nazária está se preparando para a segunda edição do evento, que acontecerá em 2022, onde a expectativa é bater o recorde de vendas.
Website: https://procfit.com.br/