Obrigatório desde o final dos anos de 1990, tanto no banco da frente, quanto no banco de trás, o uso do cinto de segurança ainda não foi adotado de forma universal no Brasil. Pouco mais de 1/3 dos motoristas brasileiros declararam não exigir que os passageiros que trafegam no banco de trás de seus automóveis façam uso do dispositivo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Os dados da pesquisa nacional realizada pela Arteris revelam ainda que entre os condutores com idade entre 31 e 40 anos, o percentual da imprudência é ainda maior. Cerca de 44% dos motoristas nessa faixa etária declaram não exigir dos passageiros o uso do dispositivo de segurança. O mais alarmante é que 97,2% desses mesmos condutores declaram ciência sobre a obrigatoriedade de uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás.
Além de ser uma infração grave, render multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira, no caso de colisões, os passageiros do banco de trás podem causar graves lesões em si próprios e nos demais passageiros, e até podem ser arremessados para fora do veículo.
“O uso do cinto de segurança é fundamental para preservar vidas. Estudos indicam que o uso do cinto de segurança reduz em 75% as chances de ferimentos fatais para quem trafega no banco de trás e em 50% para condutores e passageiros no banco da frente. Por isso, é de extrema importância que todos usem o cinto, e que pais, responsáveis e, sobretudo, condutores redobrem a atenção, especialmente nos períodos de férias e feriados prolongados, como este do dia 25 de janeiro”, afirma Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.
Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas externas de morte no Brasil e no mundo. A cada hora, 140 pessoas perdem a vida no trânsito segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
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