Lojistas de todos os tamanhos estão se preparando para um evento que, apesar de não ser tão tradicional no calendário brasileiro, impulsiona as vendas por aqui desde 2010. Isso acontece porque, com os descontos generosos nas vendas realizadas via marketplaces e e-commerces, os consumidores correm para comprar uma infinidade de produtos a preços bem mais baixos no Black Friday.
Os números esperados para o evento de 2017 no Brasil devem somar R$ 1,9 bilhão em vendas e 2,2 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 653. Estes números são quase 13 vezes maiores se comparados a um dia comum no varejo nacional.
O time de Inteligência de Mercado do Olist preparou uma lista de dicas para que as vendas no e-commerce ou nos marketplaces sejam um verdadeiro sucesso este ano:
Olho nos descontos e na fiscalização
A maioria dos marketplaces deve conceder o Selo Black Friday somente para os produtos identificados com o menor “Preço por” dos últimos 60 dias, ou seja, desde 24 de setembro. Então, fique atento à fixação de preços e tome cuidado com os descontos concedidos até a grande data. O mais indicado é selecionar produtos considerados grandes apostas e que você consiga aplicar descontos bem agressivos, preferencialmente acima de 20%.
Seja consciente e não use artifícios para simular um desconto maior, como por exemplo, aumentar os preços de forma artificial só para reduzir na véspera do evento. O controle está cada vez mais rigoroso. O Procon-SP notificou no dia 28 de setembro que já está monitorando os preços para evitar golpes durante a data.
Ofereça um frete justo
De nada adianta vender um produto com desconto agressivo se o custo do frete for muito alto. Nesse caso, o consumidor pode cogitar a compra na loja física, para não arcar com a taxa de entrega.
Pensando nisso, o mercado considera que o frete ideal não pode representar mais de 10% do valor da mercadoria. No entanto, essa não é uma regra padrão, que deve obrigatoriamente ser aplicada a todos os casos. Cabe ao lojista calcular o melhor preço para o consumidor, sem afetar sua margem de lucro.
Monte um estoque exclusivo para a Black Friday
Se você tem um produto com grande potencial de vendas para a ocasião, o ideal é apostar nesse item e investir em uma grande profundidade de estoque. Planeje-se para ganhar no volume e negocie com o seu fornecedor um preço de compra mais vantajoso.
Mas atenção: apostar em um produto não significa deixar os outros de lado. Monte um estoque exclusivo para as mercadorias que você irá oferecer com maior desconto nesta Black Friday. Então reforce seu estoque.
Organize a operação
Ao fazer uma compra, o cliente espera receber seu produto dentro do prazo estimado e, para ele, não faz diferença se a quantidade de pedidos da sua loja aumentou significativamente por causa da Black Friday.
Então, deixe seus produtos com maior potencial de saída embalados e prontos para enviar. Assim, não tem desculpas para atrasar as entregas e você não corre o risco de ter sua conta suspensa — já pensou que trágico perder as vendas do Natal?
Para não ter os anúncios suspensos, evite deixar mais de dois pedidos em atraso. O ideal é que sua performance de envio fique sempre acima de 90%.
Bônus: use uma estratégia de venda diferente
Descontos agressivos, estoque exclusivo e revisão de frete nos levam a uma conclusão: na Black Friday, você deve adotar uma estratégia de venda diferente! Ao invés de ganhar na margem de lucro, a ideia desse grande evento é ganhar no volume de vendas, para assim melhorar o posicionamento do produto. Seguindo essas dicas, sua loja tem grandes chances de alavancar as vendas e faturar muito durante a Black Friday 2017.
Seguindo alguns desses passos a Black Friday vai ter um impacto muito maior nas vendas, fidelizando consumidores, atraindo novos clientes e, porque não, servindo de teste para os números tão positivos esperados para a temporada de compras de Natal.
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