Home INOVAÇÃO 5 vezes nas quais David Bowie foi um visionário da tecnologia e...

5 vezes nas quais David Bowie foi um visionário da tecnologia e negócios



David Bowie, o cantor e compositor que marcou gerações e faleceu no último domingo, 10 de janeiro, era mais do que um artista excepcional. Esse gênio inquieto das artes era também um visionário da tecnologia sem medo de experimentar coisas novas. Bowie tinha plena noção que a música estava se transformando para algo novo e desconhecido. A digitalização acabaria, segundo ele, com o mercado conhecido naquela época. Seu instinto o fez entrar em novos modelos. Hoje, parece claro que ele acertou em todos e, talvez, se mais empresários tivessem seguido seu exemplo iniciado há duas décadas, o mundo teria avançado muito mais rápido.

Conheça 5 vezes em que David Bowie mostrou essa inquietação e visão sobre o futuro dos negócios e do mundo digital. E, acredite, essa é apenas uma pequena lista introdutória.

1 – Música pela Internet – Era apenas1996, três anos antes da Bolha Pontocom colocar a palavra “internet” no vocabulário popular. Bowie, que já tinha um site próprio, resolveu liberar o single “Telling Lies” para download fora de seu domínio. O anúncio foi feito em uma seção de bate-papo. Foi um marco na distribuição digital da música. Na época, o tempo médio dos usuários on line era de 30 minutos ao mês, a conexão era fraca e fazer o download de apenas uma faixa demorava invariavelmente toda essa meia hora.



2 – Moeda Digital – Se em pleno 2015 o conceito de moeda em bits é complicado, imagina em 1997. Nesse ano, o artista lançou os Bowie Bonds, um instrumento financeiro apoiado em royalties de suas obras.

3 – Webcast – Ainda em 1997, Bowie tornou-se o primeiro artista de grande relevância a fazer um show ao vivo e transmitido pela internet. Outros cantores e bandas menos conhecidos já haviam feito isso, mas faltava…[MAIS]