Home CORPORATE Transformação Digital 70% dos varejistas usarão IoT para melhorar a experiência do cliente

70% dos varejistas usarão IoT para melhorar a experiência do cliente



O varejo tem o desafio urgente de melhorar a experiência dos clientes e a internet das coisas (IoT), com suas tecnologias inteligentes é uma das mais fortes apostas para trazer personalização, rapidez e conveniência aos consumidores. Um estudo promovido pela Zebra Technologies, de automação e serviços, apontou que 70% dos entrevistados, responsáveis por tomadas de decisão no varejo, estão prontos para adotar a internet das coisas. Outros 65% planejam investir em tecnologias de automação para garantir a gestão de estoques e a conformidade até 2021.

Os resultados estão no Estudo Sobre Indústria do Varejo’ 2017, que a empresa apresentou nesta semana. . O estudo analisa as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da indústria de varejo global e aprimorando a experiência de compra. O cenário mostrado no documento é de grandes desafios. Tecnologias de IoT, soluções que usam inteligência de automação e muita personalização estarão diante dos varejistas nos próximos anos.

Os varejistas estão buscando criar uma experiência de compra livre de problemas, com 78% deles reportando que é importante ou essencial para os negócios integrar comércio eletrônico e lojas físicas.



A empresa mostra que o crescimento contínuo das compras on-line desafiará os varejistas a oferecer níveis inéditos de conveniência para ajudar na fidelização dos clientes. Até 2021, 65% planejam explorar serviços inovadores de entrega, tais como as feitas em locais de trabalho, casas e até mesmo em carros estacionados.

Até 2021, cerca de 80% dos varejistas serão capazes de personalizar a visita dos clientes às suas lojas – por exemplo, a maioria deles saberá quando um determinado cliente estará dentro da loja. Isso será viabilizado por meio de tecnologias como as de microlocalização, permitindo capturar mais dados com precisão e ter mais conhecimento sobre os clientes.

Pelo menos 75% dos varejistas preveem investir em recursos preditivos e de análise até 2021 para evitar prejuízos, otimizar preços e também desenvolver capacidade de análise de câmeras e vídeo para fins operacionais e para melhorar a experiência geral dos clientes. Para reduzir as filas os recursos devem ser alocados em dispositivos móveis, quiosques e tablets para aumentar a variedade de opções de pagamento. Pontos de venda móveis (MPOS – mobile point-of-sale) serão implantados por 87% dos varejistas até 2021.

57% dos varejistas acreditam que a automação vai moldar a indústria até 2021 – ajudando-os a empacotar e despachar pedidos, rastrear mercadorias, controlar os níveis dos estoques nas lojas e auxiliando os clientes a encontrar itens.

Insatisfação
Segundo a pesquisa, as principais fontes de insatisfação dos clientes são preços inconsistentes entre lojas e incapacidade de encontrar um item desejado, seja por não estar em estoque ou estar em alguma posição equivocada dentro da loja. 72% dos varejistas planejam corrigir esses problemas reinventando suas cadeias de suprimentos contando com visibilidade em tempo real viabilizada por automação, sensores e análises.

O country- manager da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira, comentou o estudo e destacou o rápido fluxo de mudanças no varejo em todo o mundo. “Desde corredores nas lojas até almoxarifados e prateleiras, e os varejistas estão promovendo essas mudanças em uma disputa para melhor servir os clientes”, afirmou Ferreira.

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