Home Novidades Notícias Corporativas Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde

Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde

A ciência, tecnologia e inovação desempenham papel crucial no avanço socioeconômico de um país, impulsionando o desenvolvimento e a qualidade de vida. No Brasil, a saúde é essencial nesse cenário, representando 9,6% do PIB nacional. No entanto, o país enfrenta inúmeros desafios em inovação, apesar de ocupar a 13ª posição em produção científica global. É nesse contexto que o ocorre no Senado Federal, em Brasília, o XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil. O objetivo é discutir obstáculos à pesquisa científica e tecnológica na saúde, colaborando para um futuro mais saudável e inovador. As inscrições estão abertas no site www.acaoresponsavel.org.br. A adesão é gratuita.

A pandemia da Covid-19 expôs a vulnerabilidade do sistema de saúde brasileiro, destacando a escassez de insumos básicos e matérias-primas, além da dependência de insumos importados – segundo dados do Ministério da Saúde, metade dos equipamentos médicos utilizados no Brasil são trazidos de fora do país e 95% do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), essencial para a produção de vacinas e medicamentos, vem do exterior.

A crescente demanda por acesso a tecnologias inovadoras, a redução da dependência externa e a sustentabilidade dos sistemas de saúde estão entre os grandes desafios enfrentados pelo Brasil. Para enfrentar esses e outros desafios, o governo federal lançou o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), visando fortalecer a produção e inovação em saúde.

No âmbito das tecnologias inovadoras, o foco se concentra em estratégias que buscam reduzir custos, ampliar o acesso e promover o desenvolvimento socioeconômico do país, com destaque a áreas como biotecnologia e nanotecnologia, novos materiais médicos, química fina, células-tronco, nanomedicina, telemedicina e medicamentos fitoterápicos, aproveitando a rica biodiversidade brasileira.

Em sua 14ª edição, o Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde chega para promover o debate, compartilhar conhecimentos e identificar obstáculos à pesquisa e inovação no Brasil. Participam do evento autoridades e parlamentares atuantes na área, profissionais de saúde, formadores de opinião, centros acadêmicos, entre outros. O encontro é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, por meio do Programa Ação Responsável, em parceria com o Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, OPAS, OMS, PNUD e a Agência Íntegra Brasil. O evento é patrocinado pelas empresas Takeda, Roche, Pfizer e Illumina.



Serviço: XIV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil

Data: 28 de novembro de 2023, das 14 às 19h

Local: Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães, Av. N2, Bloco 2, Senado Federal, Brasília-DF

Inscrições gratuitas: www.acaoresponsavel.org.br

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Patrocínio: Takeda, Roche, Pfizer e Illumina

Brasil busca soluções tecnológicas para desafios na área da saúde



Previous articleMonitoramento de transações ganha protagonismo antifraude
Next articleFórum Brasil Diverso acontece neste final de semana