Home Novidades Notícias Corporativas Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo

Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo



O consumo de azeite no Brasil é expressivo, de acordo com dados do Conselho Oleícola Internacional (COI), apresentados pelo portal Interseas, o país é o segundo maior importador mundial do alimento, consumindo cerca de 62 mil toneladas.

Com base em informações do COI, o azeite é um dos pilares para uma alimentação saudável e balanceada, e seu uso pode ser cru ou cozido em diferentes receitas e alimentos.

A nutricionista Fernanda Scheer ressalta que o azeite, além de destacar a leveza que os azeites conferem pode ser uma opção para deixar pratos mais pesados um pouco mais leves e mais fáceis de digerir.



Fernanda acrescenta que o azeite pode ser uma ótima opção na cocção dos alimentos para deixar a preparação mais nutritiva, já que, de acordo com ela, cozinhar com azeite extravirgem ajuda a preservar os nutrientes dos alimentos. “Há um estudo que aponta que usar o azeite de oliva na cocção dos alimentos deixa os ingredientes mais biodisponíveis”, menciona, se referindo a uma pesquisa do Centro de Pesquisas em Alimentos (Food Research Center – FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), feita em parceria com a Universidade de Barcelona, na Espanha.

O chef de cozinha, especializado na culinária espanhola, Guga Rocha, afirma que “o azeite espanhol traz aroma e sabor diferenciados, e também outras características importantes.” E adiciona: “numa fritura, ele traz uma crocância muito especial. Quando você o utiliza na finalização de um prato, ele traz uma untuosidade. Em relação aos outros óleos, ele tem uma grande vantagem por ser mais saudável. Ele é versátil, ele é leve”.

Maneiras de cozinhar com azeite espanhol

Guga Rocha enfatiza que, aproveitando a qualidade do azeite produzido na Espanha, é possível explorar novos usos do alimento ao cozinhar. Segundo o chef, é preciso questionar o mito que se criou de que o azeite de oliva não serve para fritura.

Para o chef, o uso de azeite em frituras proporciona um alimento mais saudável e mais saboroso, exemplifica: “o ovo pode ser frito no azeite”, e acrescenta “outra forma de substituição, saborosa, perfumada e saudável, é no tradicional pão na chapa, no lugar da manteiga, o azeite de oliva oferece crocância e características organolépticas que são deliciosas e saudáveis”.

O chef finaliza que há diversas maneiras de usar o azeite em substituição a outros ingredientes do dia a dia, como finalizador de pratos ou agregador de brilho.

 

Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo



Previous articleSTJ revê precedentes sobre cobertura de medicamento importado por plano de saúde
Next articleCyberArk Nomeada Líder no Gartner Magic Quadrant 2023 por Gestão de Acesso Privilegiado