Home Novidades Notícias Corporativas Brindes sustentáveis refletem ESG e fortalecem empresas

Brindes sustentáveis refletem ESG e fortalecem empresas

Brindes para funcionários e clientes são realidade em muitas empresas, seja para marcar uma data comemorativa como o Natal ou para dar as boas-vindas a um profissional recém-chegado à equipe. Nos últimos anos, um novo critério passou a ser levado em conta na escolha do presente: mais do que agradar o público, o brinde precisa estar alinhado com a política de ESG.

Essa sigla, originária do inglês, diz respeito a boas práticas de uma companhia. O “E” significa, em tradução ao português, “meio ambiente”, ao passo que o “S” é “social” e o “G” equivale a “governança”. Em termos gerais, ESG é adotar condutas e iniciativas no ambiente corporativo que prezem pela natureza, ética, transparência, diversidade e que beneficiem a comunidade.

“A oferta de brindes sustentáveis e ecológicos contribui diretamente para a mitigação dos impactos ambientais, promove práticas responsáveis e reflete um compromisso”, afirma Erick Badanai, co-fundador da Zen Brindes, empresa especializada na venda de itens personalizados ‒ incluindo squeezes, garrafas personalizadas, cadernos, mochilas personalizadas, canecas, entre outros.

Badanai explica que os brindes sustentáveis são produzidos com materiais eco-friendly, reciclados, biodegradáveis ou provenientes de fontes renováveis como bambu e cortiça. Além disso, muitos dos itens têm uma vida útil mais longa, reduzindo o descarte frequente de produtos. 



“A escolha por brindes sustentáveis também favorece o aspecto social do ESG. Esses produtos são feitos em condições de trabalho justas e seguras, garantindo o bem-estar dos trabalhadores envolvidos em sua fabricação”, complementa o empresário.

Sobre o aspecto da governança, Badanai acredita que o item serve como uma forma clara e transparente de comunicar os valores da empresa e fortalecer sua credibilidade perante os stakeholders. Isto é, um cliente ou funcionário recém-contratado que recebe um brinde feito de material eco-friendly perceberá que o negócio se preocupa com a defesa do meio-ambiente, fazendo a associação direta entre o presente e os princípios do negócio.

“Os consumidores estão cada vez mais conscientes e valorizam empresas que se comprometem com a causa ambiental e a responsabilidade social. Portanto, ao escolher brindes sustentáveis, as organizações não apenas cumprem com obrigações éticas, mas também se destacam no mercado e fortalecem sua posição competitiva”, ressalta.

Inovação no segmento de brindes

O empresário chama a atenção ainda para  a possibilidade de impulsionar a inovação. Ele argumenta que, ao se forçar a buscar produtos sustentáveis e personalizados, a organização automaticamente será levada a pensar por outra perspectiva, a experimentar diferentes materiais e formatos diferentes do padrão.

A consequência, segundo ele, é vista em benefícios financeiros a longo prazo, como redução de custos operacionais e acesso a novos mercados. “Em suma, a oferta de brindes sustentáveis não apenas se enquadra nas práticas ESG de uma empresa, mas também oferece oportunidades significativas de diferenciação e construção de uma marca com propósito”, resume. 

Para saber mais, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/

Brindes sustentáveis refletem ESG e fortalecem empresas



Previous articleQuase 31% dos leitores querem ler mais de 20 livros em 2024
Next articleLumis Experience participou do Web Summit Rio 2024