Home Novidades Notícias Corporativas Campinas recebe evento científico sobre terapias avançadas

Campinas recebe evento científico sobre terapias avançadas

Em 24 e 25 de maio, Campinas, no interior de São Paulo, será a sede do “Meeting: Células-tronco na Clínica Ortopédica com Base em Evidências e Avanços”. O evento científico, que destaca o uso de células-tronco mesenquimais em terapias médicas avançadas, conta com a participação de especialistas na área que buscam discutir e atualizar os profissionais da saúde interessados, principalmente médicos ortopedistas com atuação na medicina regenerativa, sobre as mais recentes abordagens terapêuticas envolvendo células-tronco.

Um dos palestrantes de destaque será o cientista José Ricardo Muniz Ferreira, responsável pela R-Crio, laboratório brasileiro especializado na extração, armazenamento, cultivo e preparo de células-mesenquimais do dente, tecido adiposo e do palato (céu da boca) para uso em tratamentos médicos. Durante o evento, falará sobre o tema: “Debate sobre as Terapias Celulares na Prática Clínica”, onde abordará as aplicações das terapias celulares e seus impactos na medicina moderna.

Além disso, o encontro tem por objetivo preparar os profissionais participantes para a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 836/2023, publicada em dezembro de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que dispõe sobre as Boas Práticas em Células Humanas para uso terapêutico e pesquisa clínica. Essa resolução estabelece requisitos técnicos para garantir a qualidade e segurança das terapias celulares, desde a doação até a administração no paciente. A documentação do material, rastreabilidade e qualificação da equipe também são pontos enfatizados pelo documento.

“Essa é mais uma oportunidade para a classe médica e profissionais da saúde se atualizarem sobre as terapias celulares e os avanços regulatórios como, por exemplo, a nova RDC nº 836/2023. Além disso, a troca de conhecimento e experiências é essencial para impulsionar o desenvolvimento da medicina regenerativa no Brasil”, analisa o cientista.



No dia 25 de maio, os profissionais participantes também terão a oportunidade de visitar as instalações da R-Crio, onde conhecerão um centro de produção de medicamentos biológicos com o uso de células-tronco mesenquimais.

Serviço:

Data: 24 e 25 de maio

Local:Ibis Styles Campinas Alphaville

Embiruçu, 300 – Alphaville Empresarial, Campinas – SP,

A quem: profissionais da saúde interessados, principalmente médicos ortopedistas com atuação na medicina regenerativa.

Programação:

Dr. Raul Canal (DF) – 14h40h às 15h10h – “Medicina Regenerativa com células-tronco mesenquimais – Cenário atual e legislações vigentes.”

Dra. Karla Menezes (RJ) – 14h40h às 15h10h – “Avanços da terapia celular no tratamento de doenças degenerativas com lesões osteocondrais.”

Dr. Francisco Junior Maciel (SP) – 15h20 às 15h50 – “O grande potencial do uso de células-tronco mesenquimais na medicina esportiva e osteoartrite.”

Dr. Edmar Simões Jr. (ES) – 16h às 16h30 – “Terapia com células-tronco frente a necrose avascular idiopática do adulto, evidências e desafios.”

Dra. Florência Duarte (SP) – das 16h40 às 17h10 – “Qualidade e excelência na produção de medicamentos biológicos à base de células-tronco.”

Dr. Andre Chiga (SP) – 17h20 às 17h50 – “O Pioneirismo como Vantagem Competitva e Brand.”

Dr. Júlio Cesar Gali (SP) – das 18h às 18h30 –  “Evidências científicas do uso das células-tronco na artrose do joelho.”

Dr. José Ricardo M. Ferreira (SP) – das 18h40 às 19h10 – “Debate sobre as Terapias Celulares na Prática Clínica.”

Campinas recebe evento científico sobre terapias avançadas



Previous articleMaio Verde destaca risco de contaminação cruzada para pessoas com doença celíaca
Next articleSC lidera ranking de acesso à banda larga fixa por habitante no Brasil