Home Novidades Notícias Corporativas Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA

Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA

Os maiores desejos dos brasileiros são viajar e empreender. Para se ter uma ideia, um levantamento do Sebrae mostra que 6 em cada 10 brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Devido às oportunidades que os Estados Unidos oferecem para o empreendedorismo, muitos deles acabam buscando o país para abrir a própria empresa. No ramo da gastronomia, isso não é diferente. 

Embora a culinária brasileira seja diversa, para muitos americanos, ela pode se resumir a feijoada, caipirinha e churrasco. Por isso, chefs brasileiros têm visto a possibilidade de quebrar esse estereótipo, a partir da oportunidade de mostrar a diversidade da cozinha nacional.

Esse é o caso do chef Rodrigo Resende Demarco. Com mais de 20 anos atuando no ramo, o brasileiro levou para os Estados Unidos sua experiência no setor alimentício com o Rustic 21 Bistro. O estabelecimento está localizado em Jacksonville, na Flórida, e a ideia, de acordo com ele, é levar o nome para outras cidades em solo americano.

Com formação em turismo, Demarco fez carreira no campo da gestão hoteleira e foi na gastronomia que encontrou sua vocação. “Sou bisneto de cozinheira e sobrinho de chef. E foi convivendo com ele que, aos sete anos de idade, essa paixão surgiu em mim”, relembra o especialista.



O restaurante oferece pratos das culinárias brasileira e europeia, especialmente portuguesa e italiana. Além disso, o estabelecimento combina pedidos presenciais para consumo no local e on-line. “O Rustic 21 Bistro proporciona uma experiência gastronômica versátil que atende a uma variedade de preferências dos clientes”, explica. 

Além de promover a gastronomia brasileira, Demarco tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento econômico local, por meio da geração de empregos. “Eu valorizo a responsabilidade social e a entrega de experiências gastronômicas excepcionais para indivíduos de todas as esferas da vida, destacando meu compromisso com o bem-estar e enriquecimento da comunidade”, destaca o chef.

Sobre a escolha de empreender nos Estados Unidos, Demarco explica que essa não é a primeira vez. “A partir de uma oportunidade, resolvemos empreender nos Estados Unidos e abrimos duas lojas de conveniência em postos de gasolina”, relembra. No entanto, a pandemia fez com que ele e a esposa fechassem o negócio. E foi por necessidade que começaram a cozinhar e fazer catering para a comunidade brasileira.

Percebendo o talento do casal, um cliente investiu e ajudou a criar o restaurante que, desde 2022, oferece conceito gourmet. “O Rustic 21 Bistrô não só é apreciado e valorizado pela comunidade brasileira, como também conquistou o público americano e latino, com uma proposta de cozinha diferenciada e inédita na cidade”, finaliza.

Sobre o profissional

Rodrigo Resende Demarco é bacharel em turismo, pela Universidade Anhembi Morumbi, e tem formação em cozinheiro chef internacional, pelo Centro Universitário Senac, além de MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado, pela FGV. Chef experiente, com mais de 25 anos de expertise em gestão de serviços da indústria de alimentos e bebidas. 

O profissional também tem conhecimento na produção de eventos corporativos e sociais em larga escala, desde jantares privados até celebrações para chefes de estado. Além disso, tem experiência em gerenciamento de departamentos de suprimentos, controle de estoque, desenvolvimento de receitas e cálculo de Custo dos Produtos Vendidos (COGS).

Chef brasileiro leva culinária nacional para os EUA



Previous articleEducação ambiental é integrada à formação de cidadãos
Next articleWebsérie com especialistas discute gestão de reputação