Home Novidades Notícias Corporativas Ciência pode contribuir com definição de metas e objetivos

Ciência pode contribuir com definição de metas e objetivos

A definição de metas é uma ferramenta bastante utilizada no desenvolvimento pessoal e profissional, embora muitas pessoas enfrentem dificuldades para transformar suas aspirações em realidade.

Estudos recentes indicaram que a forma como as metas são estabelecidas pode impactar significativamente o sucesso de uma pessoa. Um exemplo disso foi publicado na Frontiers in Psychology, que revela que metas altas e específicas estão ligadas ao aumento do desempenho nas tarefas, persistência e motivação.

A abordagem SMART para definição de metas é uma técnica eficaz, apoiada por pesquisas como um estudo mencionado em Psychology Today, que associa a definição de metas à autoconfiança, motivação e autonomia. Nelson Parente, engenheiro e palestrante, ressalta a importância de estabelecer metas de maneira eficaz. “Definir metas é a âncora que nos mantém firmes na busca pelos nossos objetivos mais significativos,” afirma Parente. Ele também destaca, “Muitas vezes, o não cumprimento de metas e consequente não atingimento de objetivos traçados, não necessariamente está ligado à procrastinação. Às vezes, você só definiu a meta de maneira errada.”

Uma das abordagens sugeridas pelo especialistas é o Método SMART, baseado em 5 critérios: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Além dela, Parente também enfatiza a importância de dividir metas em etapas menores. “Preciso perder 10 kg neste ano. Parece muito, mas se você dividir esta meta por mês, estamos falando de 800 gramas,” exemplifica Parente. Manter o foco e acompanhar o progresso são essenciais, e conforme Positive Psychology, a definição de metas está associada a uma maior motivação e autoconfiança. Parente aconselha o uso de técnicas como a Pomodoro e ferramentas de acompanhamento para visualizar o progresso.

Em resumo, a jornada de estabelecer e cumprir metas pode transformar muitas empresas e profissionais. “Ao aplicar estratégias concretas e exemplos práticos, você estará capacitado para traduzir seus sonhos em conquistas palpáveis,” conclui Parente.



Ciência pode contribuir com definição de metas e objetivos



Previous articleIndicador de Confiança da Indústria do Aço avança em janeiro
Next articleJaneiro Branco: evolução da saúde estimula cuidado mental