Home Novidades Notícias Corporativas Consumidores avaliam negativação como maior obstáculo ao crédito, revela ANBC

Consumidores avaliam negativação como maior obstáculo ao crédito, revela ANBC

Um estudo da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) identificou que a negativação do nome é percebida como o principal obstáculo ao acesso ao crédito para consumidores brasileiros. A pesquisa apurou que 53% dos participantes enxergam o registro de inadimplência como o maior entrave para obter financiamentos, empréstimos ou realizar compras parceladas.

O levantamento da ANBC destaca que, em meio a um crescimento do número de inadimplentes no Brasil, mais da metade dos entrevistados enfrenta dificuldades creditícias devido a restrições cadastrais. Este cenário é agravado pelo aumento contínuo, pelo terceiro mês seguido, de pessoas com o nome em cadastros de devedores. Em outubro, a quantidade de inadimplentes atingiu 71,95 milhões, um acréscimo de 130 mil indivíduos desde o mês anterior. 

Elias Sfeir, presidente da ANBC, comenta: “As restrições cadastrais aprimoram a avaliação de crédito, trazendo sustentabilidade, e também é um mecanismo de proteção contra o superendividamento”. 

Além das restrições de nome, o estudo também registrou outros fatores que limitam o acesso ao crédito, incluindo baixas notas de crédito (31% dos entrevistados), ausência de comprovação de renda (11%) e falta de vínculo empregatício formal (4%).

A pesquisa da ANBC foi realizada com 1.141 pessoas de diversas regiões do país em junho. Para mais conteúdo e estudos da ANBC, basta acessar: https://anbc.org.br/estudos-e-conteudos/.



Consumidores avaliam negativação como maior obstáculo ao crédito, revela ANBC



Previous articleShoppings diversificam para segurar clientes fora da capital
Next articlePODCAST- IA do bem e do mal se confrontam a todo momento na Segurança da Informação corporativa