Home Novidades Notícias Corporativas Desafios na gestão financeira podem afetar pequenos negócios

Desafios na gestão financeira podem afetar pequenos negócios



De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em 2021 sobre a taxa de sobrevivência de empresas no país, constatou-se que os MEIs (Microempreendedores Individuais) têm a maior taxa de mortalidade entre os chamados “pequenos negócios” no país, com 29% fechando após cinco anos de atividade. As MEs (Microempresas), por sua vez, têm uma taxa de 21,6% de encerramento após cinco anos, ao passo que 17% das EPPs (Empresas de Pequeno Porte) fecham após 5 anos de atividade. Tais dados evidenciam a necessidade de uma maior preocupação com a inteligência financeira em companhias brasileiras de pequeno porte. 

Neste sentido, outra pesquisa do Sebrae, de 2020, aponta que 43% das pequenas empresas ainda realizam a gestão financeira de suas operações de maneira tradicional, utilizando cadernos ou papel para registrar informações vitais. Esse cenário ilustra um desafio a ser superado no caminho da eficiência empresarial.

Segundo o CFO (Chief Financial Officer) da Bertuzzi, Vítor Bertuzzi, a pesquisa ressalta que as empresas no Brasil não têm visão de longo prazo e, por isso, acabam entrando em falência pela falta de preocupação com o futuro e com o mercado no qual estão inseridas. “Como podemos ver, é a falta de clientes que gera metade das falências”, disse.



Uma das principais razões para o fechamento dessas empresas, conforme o estudo do Sebrae de 2021, de fato, foi o planejamento do negócio deficiente: 17% dos entrevistados afirmaram não ter feito nenhum planejamento, ao passo que outros 59% dizem ter feito uma programação para, no máximo, 6 meses. Essa constatação enfatiza que a gestão financeira não pode ser considerada uma opção, mas sim um elemento crucial para a sobrevivência e o sucesso dos empreendimentos, especialmente quando se consideram os obstáculos que podem surgir no caminho, inclusive adversidades imprevisíveis.

Para o especialista, a inteligência financeira gera cenários para que a tomada de decisão seja mais assertiva em qualquer momento em que a empresa se encontra. “Ela consegue dar os subsídios para que a empresa cresça de forma sustentável e com visão das consequências de suas atitudes”, salienta Bertuzzi.

Para saber mais, basta acessar: www.bertuzzipatrimonial.com.br

Desafios na gestão financeira podem afetar pequenos negócios



Previous articleEUA anuncia desafio de segurança cibernética de IA
Next articleWFM pode aumentar a produtividade industrial