Home Novidades Notícias Corporativas ENEM 2023 se aproxima contando com 3,9 milhões de inscritos

ENEM 2023 se aproxima contando com 3,9 milhões de inscritos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023 está se aproximando rapidamente, e milhões de estudantes em todo o país estão se preparando para enfrentar um dos maiores desafios educacionais do Brasil. Com datas marcadas para os dias 05 e 12 de Novembro, o exame continua sendo uma das principais portas de entrada para o ensino superior e é aguardado com grande expectativa pelos estudantes. O ENEM 2023 conta com 3,9 milhões de estudantes inscritos, de acordo com o Governo Federal.

Analisando as tendências dos anos anteriores, as provas do ENEM têm abordado uma variedade de temas relevantes, buscando avaliar não apenas o conhecimento dos alunos, mas também suas habilidades de raciocínio lógico, interpretação e capacidade de análise crítica. A prova costuma ser dividida em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

De acordo com a psicóloga e professora universitária Simone Roballo, “o Enem é um processo avaliativo, mas é preciso tirar o peso de cima disso. É claro que os jovens precisam ser preparados do ponto de vista de habilidades, de competências, para que eles tenham as melhores condições para realizar a prova, mas eles não precisam encará-la como uma questão de vida ou morte”.

“Os alunos não devem apenas memorizar informações, mas também entender os conceitos por trás delas. O ENEM valoriza a aplicação do conhecimento em situações do cotidiano”, afirma a professora Maria Silva, especialista em preparação para o ENEM em cursos preparatórios para ENEM



O professor de química Gustavo Pinheiro recomenda “refazer as três últimas provas do Enem, bem como realizar um simulado a cada 15 dias, e fazer uma análise do seu desempenho e seu tempo de execução”. A criação de um cronograma de estudos realista e bem planejado, dedicando tempo para cada área de conhecimento pode ajudar a evitar a sobrecarga e a assegurar que todos os tópicos sejam revisados de maneira adequada.

ENEM 2023 se aproxima contando com 3,9 milhões de inscritos



Previous articleClube Sírio participará do Congresso Fearab América, em Damasco, na Síria
Next articleUm ano da lei: planos de saúde ainda dificultam tratamentos fora do rol da ANS