Home Novidades Notícias Corporativas Em 2022, 75% das empresas não bateram metas de marketing

Em 2022, 75% das empresas não bateram metas de marketing



O marketing, sobretudo o marketing digital, tem se transformado, cada vez mais, em uma ferramenta estratégica irresistível para as empresas. Este boom, no entanto, suscita uma reflexão: será que o aumento da demanda tem trazido os resultados desejados aos investidores?

A resposta é negativa, segundo o relatório Panorama do Marketing 2023, realizado pela RD Station com mais de 1.600 profissionais do setor no país, especialmente na Região Sudeste (54%). Segundo a pesquisa, 75% das empresas brasileiras não bateram suas metas de marketing no último ano. Um dos fatores apontados para esse baixo índice é a falta de alinhamento entre os setores de marketing e vendas, que acontece em apenas 33% das corporações. Além disso, 44% dos entrevistados não acompanham os motivos de perdas das oportunidades.

“A despeito do grande investimento que empresas e empreendedores têm feito em marketing, poucos produzem conteúdos que realmente agreguem valor à marca, que aumentem a percepção do cliente e geram impacto positivo real”, analisa Isabela Lapa, diretora da Lapa MKT, empresa de consultoria e gestão estratégica em marketing, com foco em capacitação para negócios para segmentos diversos, como saúde, arquitetura, direito, gastronomia, turismo e cultura.



Embora o relatório da RD Station demostra que 57% das empresas contam com suporte externo para suas ações de marketing, muitas delas adotam, de forma equivocada, a abordagem “data-driven”, reproduzindo modelos genéricos que ignoram as necessidades específicas de cada negócio. “Muitos se esquecem de um dos princípios básicos da gestão de marca: o que é o negócio, com quem ele fala e como ele se diferencia dentro do mercado em que está inserido. São informações essenciais para criar um plano de conteúdo eficiente e personalizado, capaz de garantir uma presença digital assertiva e de conduzir a audiência no caminho entre engajamento e compra”, define Isabela.

Outra armadilha muito comum, que se reflete em resultados aquém dos esperados, é o enfoque exclusivo nas métricas ilusórias das redes sociais, como número de seguidores e o engajamento medido por likes e compartilhamentos. “Isso, na verdade, tira a atenção dos lugares certos: fortalecimento da marca, relação com o cliente, meta de vendas e taxa de recompra”, contrasta Isabela Lapa. Valorizar demais esse tipo de indicador ainda aumenta o risco de frustração, fazendo com que excelentes profissionais tenham medo de se comunicar e se expor.

Com MBA em Marketing pela USP, a profissional traz a metodologia Tríade da Solidez como contraponto a esses equívocos. Por meio dos pilares marca, mercado e cliente, é possível construir conteúdos com intencionalidade, capazes de envolver a audiência e transformar seguidores em clientes, de fato. A metodologia exclusiva, adotada a partir da experiência prática com o marketing, visa analisar de forma individual e profunda as características de cada negócio, com o objetivo de gerar equilíbrio preciso entre o desejo dos responsáveis pela empresa, a expectativa do cliente e o know-how do mercado. Para tanto, são utilizadas ferramentas próprias para a construção de marca e posicionamento; para a identificação do cliente e do seu perfil comportamental; e, por fim, para a realização de pesquisa de mercado.

“As empresas que apostam em marketing precisam saber onde estão, para onde querem caminhar e com quem querem falar. A entrega de valor, capaz de gerar resultados em vendas, está nesse equilíbrio, mas tudo começa com a pergunta: o que eu ofereço no mercado, quais os meus serviços e como posso fazer com que o cliente só queira a minha entrega?”, pondera Isabela Lapa.

Sobre a Lapa MKT

O trabalho da Lapa MKT oferece diversas modalidades de serviços, tanto a empresas e marcas pessoais de médio e grande porte já consolidadas no mercado quanto a empreendedores e profissionais liberais em início de carreira. As consultorias, por exemplo, têm foco em aprimorar estratégias de marketing e posicionamento dos clientes; enquanto o atendimento de gestão estratégica é realizado em equipe e objetiva a coordenação e a execução de ações práticas.

A Lapa MKT ainda desenvolve produtos digitais para empresas e marcas que querem criar e vender cursos ou mentorias em formato digital: o serviço inclui todas as estratégias do produto, a metodologia e o plano de ação para vendas. Por fim, oferece capacitações para a aplicação da Tríade da Solidez, tanto para demandas individuais de cada negócio ou para a formação de colaboradores, por meio de palestras e treinamentos.