Home Novidades Notícias Corporativas Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas

Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas



As mudanças climáticas em 2023 surpreenderam os brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela FAPESP, o El Niño tem 80% de chance de ter alta intensidade. Isso ocorre quando as temperaturas das águas aumentam mais de 1,0ºC.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram do leste para o oeste e, consequentemente, pelo aumento da temperatura das águas superficiais da região central do Oceano Pacífico.

Com duração média de um ano e meio, o El Niño causa diversos impactos na viticultura, seja na produtividade, na qualidade e no preço dos frutos. O Brasil é um país com suas dimensões continentais, por isso o fenômeno deve ser avaliado localmente. Geralmente, em anos do fenômeno, espera-se aumento de chuvas na região Sul do país e secas ou estiagens nas regiões Norte e Nordeste, além de aumento na temperatura.

“Por isso, o 6º Encontro Enoconexão, evento técnico sobre viticultura, enologia e enoturismo, vai abordar duas palestras técnicas relevantes com profissionais referências no setor para trazer informações para que os produtores de uva possam se apropriar do assunto”, explica Rafael Vicchini, sócio-diretor da Enoconexão.

O engenheiro agrônomo e professor do Curso de Viticultura e Enologia, Dr. Leonardo Cury, abordará os pontos de atenção para os produtores das principais regiões vitícolas brasileiras e apontará as principais estratégias para minimizar os efeitos do El Niño na viticultura. Já o Dr. Henrique Pessoa dos Santos, engenheiro agrônomo da Embrapa Uva e Vinho, fala dos principais aspectos do manejo sob o cultivo protegido das videiras, um tema relevante diante dos fenômenos climáticos da atualidade.



Segundo Ariana Sgarioni, enóloga e organizadora do evento, o produtor de uva e de vinho deve ser estrategista. “O que queremos é que o produtor avalie quais os principais impactos desses fenômenos na região dele e quais as mudanças seja na infraestrutura, seja no manejo ele terá que estar preparado para fazer”.

O 6 Enoconexão, que tem coorganização do Polo Turístico do Circuito das Frutas, acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, no Salão de Cultura e Eventos de Louveira, localizado na Estrada Miguel Bossi, 130 – Bairro Guembê, Louveira – SP. Para a programação completa e inscrições, basta acessar: enoconexao.com.br/eventos.

Palestrantes

Dr. Leonardo Cury possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2008) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012).

Palestra: Mudanças climáticas e os impactos na viticultura: El Niño, La Niña… e agora?

Data e horário: 09 de novembro de 2023 das 13h30 às 15h00

Dr. Henrique Pessoa dos Santos é engenheiro agrônomo com mestrado em Fitotecnia e doutorado em Fisiologia Vegetal. Atua como pesquisador da EMBRAPA desde 2001, trabalhando com pesquisas em fisiologia de produção de videiras destinadas ao consumo in natura ou processamento.

Palestra:Cultivo protegido de videira: Detalhes para se garantir produção e qualidade.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 15h00 às 16h30.

Para efetivar a inscrição, basta acessar o link: https://bit.ly/enoconexao

O 6º Encontro Enoconexão contará com sete palestras, além de brindes e degustação de vinhos.  Entre as palestras, duas são com nomes internacionais importantes do setor vitivinícola.

Dra. Marta Dizy Soto é graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Química pela Universidad Autónoma de Madrid com especialização no Master em Enologia e Viticultura da Universidad Politécnica de Madrid.  

Palestra: Como determinar o perfil organoléptico aplicado ao caso dos vinhos ultra premium.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 15h às 16h30.

Dr. Álvaro Peña-Neira é engenheiro agrônomo/enólogo e professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade do Chile. Possui PhD em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid (Espanha). 

Palestra: Fatores relevantes que determinam a qualidade dos vinhos e seu potencial de passagem por barricas de carvalho.

Data e horário: 08 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00

Lucas Amaral possui graduação em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de São Paulo (2017) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2021). Pesquisador da EPAMIG- Núcleo Tecnológico Uva e Vinho desde 2021 e Responsável Técnico pela Vinícola Experimental.

Palestra: Novas fronteiras vitivinícolas – A técnica de dupla poda.

Data e horário: 9 de novembro de 2023 das 16h30 às 18h00.

Sobre o Encontro Enoconexão

O Encontro Enoconexão foi criado em 2018, com o objetivo de ser um instrumento sociocultural de promoção de informações técnicas e gratuitas de produção, manejo e vinificação a entusiastas da sociedade, representantes e profissionais da Enologia e da Viticultura.

O projeto surgiu a partir de uma significativa necessidade de resgate cultural da vitivinicultura, primeiramente percebida em Jundiaí (SP), como nas demais cidades do Circuito das Frutas e as regiões de Jales, São Roque e São Miguel Arcanjo.

Encontro discute efeitos do clima no cultivo de uvas



Previous articleGastos globais com segurança em TI crescerão 14% em 2024
Next articleAções contra o tabagismo alcançam 5,6 bilhões de pessoas