Home Novidades Notícias Corporativas Especialista revela os tipos de vidros no mundo e seus usos

Especialista revela os tipos de vidros no mundo e seus usos

O vidro é um material presente em muitos aspectos da vida diária, da arquitetura à tecnologia. Um enorme mercado global que em 2021 foi avaliado em aproximadamente USD 106,44 bilhões, com uma projeção de crescimento anual de 5,2% entre 2022 e 2030. No Brasil, que é uma grande referência no mercado de vidro, as processadoras faturaram R$ 5,2 bilhões somente em 2020. Já o mercado dos Estados Unidos faturou em 2021 USD 31.2 bilhões e o da Europa em 2022 faturou USD 19.7 bilhões.

Apesar dos inúmeros usos e aplicações, o conhecimento acerca da diversidade e adaptabilidade deste material ainda é restrito. A seleção correta do vidro para edificações, escritórios ou veículos não é apenas uma decisão estética já que esta afeta diretamente a segurança e a eficiência energética. A escolha de um vidro isolante em uma construção, por exemplo, pode otimizar a retenção térmica proporcionando significativa economia de energia em até 50%.

Para navegar com tranquilidade nesse mundo tão pouco conhecido, o especialista em vidros e editor do site dubbelglas-tips.nl, Giovanni Bruno, revela os tipos mais comuns de vidros em diferentes partes do mundo e seus usos específicos. 

Vidro Simples



O mais comum dos vidros é o vidro simples, também conhecido como vidro float. É amplamente utilizado em construções antigas, onde a eficiência energética não é uma prioridade. Bruno destaca: “O vidro simples é o principal tipo de vidro utilizado no Brasil e também é comumente encontrado em janelas de edifícios históricos em cidades antigas da Europa como Paris, e nas tradicionais casas de estilo vitoriano no Reino Unido. É o vidro utilizado em garrafas, sendo o mais reciclado também.

Vidro Duplo (HR, HR+ e HR++)

Em países com rigorosos padrões de eficiência energética, o vidro duplo HR/HR+/HR++, também conhecido como vidro isolante ou Termopan, ganhou muita popularidade, já que os mesmos chegam a economizar até 50% de energia. Bruno compartilha: “Na Holanda e países escandinavos, como Noruega e Suécia, o vidro duplo é amplamente utilizado em residências e edifícios comerciais. É uma escolha inteligente para economizar energia, reduzir os custos de aquecimento e resfriamento, e proporcionar um ambiente mais confortável.”

Vidro Laminado (PVB ou EVA)

Quando se trata de segurança, o vidro laminado pode ser uma peça essencial. Ele é amplamente utilizado em todo o mundo em janelas de carros e fachadas de prédios. “No Brasil, África do Sul e até mesmo em regiões dos Estados Unidos, onde a segurança é uma preocupação constante, o vidro laminado é uma escolha comum. Além disso, em cidades como Londres, Sidney (Austrália) e Amsterdã, edifícios icônicos e embaixadas fazem uso desse tipo de vidro para garantir proteção e resistência”, destaca Bruno.

Vidro Isolante (HR+++)

Em países com invernos rigorosos, o vidro isolante é uma escolha bastante popular. No Canadá, Rússia e países nórdicos, ele é amplamente utilizado para manter a temperatura interna estável, reduzir o consumo de energia e aumentar o conforto térmico, utilizando o calor solar. “O vidro isolante é uma solução ideal para climas extremos, ajudando a manter a temperatura interna estável e reduzindo o consumo de energia. É amplamente utilizado em países com invernos rigorosos, como o Canadá e a Rússia”, acrescenta Bruno.

Ao considerar a escolha do tipo de vidro, é importante levar em conta as características e benefícios de cada tipo. Como destaca Giovanni Bruno: “O vidro duplo é uma escolha inteligente para economizar energia e reduzir os custos de aquecimento e resfriamento. Já o vidro laminado oferece segurança e proteção contra raios UV prejudiciais.” Ele também reforça: “O vidro isolante é ideal para climas extremos, mantendo a temperatura interna estável e reduzindo o consumo de energia.”

Bruno continua: “Ao escolher vidros seja para sua casa, escritório, comércio ou carro, é muito importante considerar a região, clima e taxa de criminalidade, além das características físicas e funcionais do tipo de vidro para obter total êxito e segurança em sua empreitada”.

Especialista revela os tipos de vidros no mundo e seus usos



Previous articleJoinville sedia uma das maiores feiras de logística do país
Next articleReforma tributária pode mudar imposto sobre heranças