Home Novidades Notícias Corporativas Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar

Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar

O descarte irregular de gordura, principalmente o óleo de cozinha, é o causador de 51% dos entupimentos da rede de esgoto de Curitiba, no Paraná. Os dados são da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) referentes a 2023.

A capital paranaense registrou, em média, 682 casos de obstrução da rede de esgoto por mês, ou 22 por dia. O valor gasto para realizar a desobstrução da tubulação foi de 2,35 milhões de reais.

A Sanepar intensificou as vistorias técnicas das ligações de esgoto de casas e comércios da cidade para orientar moradores e empresários sobre os cuidados necessários para preservação da rede de esgoto.

João Victor Moreira Pinheiro Sales, sócio-administrador da Desentupidor Profissional, empresa especializada em desentupimento e serviços hidráulicos, explica os motivos dos entupimentos e quais cuidados são fundamentais para evitar as obstruções.



“Os principais casos de entupimentos de pias, ralos e esgotos acontecem no descarte de gordura, por isso é importante não despejar a gordura diretamente na pia, utilizar coletores de gordura e limpar regularmente os ralos e pias”, afirma o empresário.

Sales lembra que outra medida indicada para evitar os entupimentos é resfriar a gordura e utilizar recipientes apropriados para lixo orgânico ao descartar este tipo de material.

Redução dos entupimentos

Ainda de acordo com a Sanepar, os casos de entupimentos na capital paranaense diminuíram cerca de 60% na última década. Em 2013, a média mensal de obstruções na rede de esgoto da cidade era de 1.730 casos.

Em Curitiba, a lei municipal 13.634/2010 determina que a caixa de gordura é item obrigatório nos imóveis e deve ser instalada na saída de água na pia e na máquina de lavar louças. A limpeza da caixa de gordura precisa ser feita de forma periódica, com os resíduos retirados manualmente.

Sales lista uma série de técnicas e ferramentas para realizar o trabalho de desentupimento de forma eficaz. 

“A principais formas de desobstrução são hidrojateamento, máquinas desentupidoras, bombas de vácuo, videoinspeção, sondas de desentupimento, produtos químicos, sopradores de ar e até um caminhão de desgotamento de lama para remover grandes obstruções”, diz o empresário.

Para saber mais, basta acessar: www.desentupidorprofissional.com.br

Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar



Previous articleGrupo de empresários anuncia projeto em Campos do Jordão
Next articleProjetos de PPP do IPGC são reconhecidos pela ONU