Home Novidades Notícias Corporativas Inscrições estão abertas para residência em microeletrônica

Inscrições estão abertas para residência em microeletrônica

A partir da parceria entre governo, empresas e universidades, o programa tem o propósito de fomentar a inovação e desenvolver o setor no Brasil. São 250 vagas na primeira fase – 30% delas reservadas para mulheres. 

O Programa CI Inovador, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está com inscrições abertas até o dia 15 de abril para os interessados em participar de sua residência em microeletrônica. 

Realizado pela Softex no âmbito do Programa Prioritário PNM Design Microeletrônica, o CI Inovador oferece 250 vagas na primeira fase – 30% delas reservadas para mulheres. Presencial em tempo integral, a fase de capacitação tem duração de seis meses (720 horas) e contempla duas opções de trilhas: Sistemas Digitais e Sistemas Analógicos (essa última com duas vertentes de conteúdo: Sistemas Analógicos Mixed-Signals – AMS ou Sistemas Analógicos de Radiofrequência – RF). Todas incluem temas de gestão e empreendedorismo, proporcionando uma imersão completa para formar profissionais altamente qualificados e fortalecer o ecossistema nacional do setor.

Os estudantes terão aulas teóricas e práticas desde a introdução à microeletrônica até os conteúdos específicos de cada trilha, além de participarem de feira com empresas do setor. Ao final, os alunos aprovados receberão certificado de conclusão pela universidade participante, sendo que durante a residência será oferecida uma bolsa de estudos.



Os cursos serão ministrados em oito instituições parceiras: Universidade Federal de Brasília (UnB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Programa CI Inovador engloba três fases de formação: capacitação teórico-prática no Brasil, experiência internacional e desenvolvimento de um projeto in company e conta com o apoio da SBMicro, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Podem se inscrever profissionais com experiência e/ou formação na área de microeletrônica ou em áreas afins, como acadêmicos (pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação), empreendedores, profissionais de design house, entre outros. A prova de seleção por aptidão ocorrerá no dia 24 de abril.

Mais informações no endereço https://ciinovador.softex.br/.

Sobre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é um órgão da administração federal direta, que tem como missão produzir conhecimento, gerar riquezas para o Brasil e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros. Para mais informações acesse https://www.gov.br/mcti/pt-br

Sobre a Softex – Com sede em Brasília, a Softex atua há 27 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas – Governo, Academia e Setor Privado – para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR. Para mais informações, basta acessar www.softex.br.  A entidade pode ser seguida no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter

Contatos para a Imprensa 

MLP Assessoria de Imprensa

Mário Pereira (MTB. 11.549) – mario@mlpcom.com.br

Karen Kornilovicz (MTB. 25.744) – karen@mlpcom.com.br

Tel.: (11) 99125-5897

Inscrições estão abertas para residência em microeletrônica



Previous articleLojas Avenida inaugura primeiras unidades em Petrolina e Juazeiro
Next articleAcordo Paulista oferece nova opção de quitação de débitos