Home Novidades Notícias Corporativas Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país

A Klüber Lubrication vem reforçando nos últimos anos o seu foco em inovação, com iniciativas para promover maior conectividade e proximidade com os clientes, além de aprimorar a eficiência e os resultados na operação. A empresa do Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias e soluções que visam moldar o futuro da indústria química.

A estratégia de inovação passa por quatro frentes de negócios principais: na venda de valor e serviços para o cliente, em eficiência operacional, na linha de produtos e no modelo de negócios. Para isso, identifica as principais tendências e necessidades do mercado em um estágio inicial e transforma esses insights em valores tangíveis que podem ser aplicados na prática diariamente.

Isso levou a empresa a um dos principais reconhecimentos de inovação aberta do país, o Ranking 100 Open Startups 2023, em outubro do ano passado, no qual ficou na 4ª posição entre as mais inovadoras da categoria Química. A premiação reflete o compromisso da Klüber Lubrication com o tema e o papel ativo no ecossistema de inovação brasileiro.

“O desafio está em como podemos nos tornar atrativos para os empreendedores se relacionarem conosco. Estarmos presentes e conectados aos principais players do ecossistema de inovação – entre startups, universidades, ICTs, clientes e fornecedores – é extremamente relevante e está alinhado aos nossos valores, como marca com visão de futuro, que abraça a inovação e está aberta a novas possibilidades”, destaca Mateus Brandão, Especialista em Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios da Klüber Lubrication.



A empresa acredita na inovação aberta como instrumento de solução de desafios de clientes e desafios internos, além do engajamento e capacitação de colaboradores para fortalecimento da marca. Para resolver as principais dores da indústria e dos clientes de forma ágil e eficiente, a Klüber Lubrication vem desenvolvendo serviços digitais e outras iniciativas em processos e produtos que garantem uma manutenção preditiva total (MPT) como:

  • Oil Condition Analysis (OCA), plataforma centralizada que traz ao cliente a informação completa do status de análise das amostras dos lubrificantes em suas aplicações. A solução visa ampliar a visão das informações e especificações do lubrificante utilizado nos equipamentos.
  • Plataforma digital de treinamentos – modelo que complementa os treinamentos presenciais para clientes, com módulos virtuais (como sustentabilidade, monitoramento de lubrificantes, eficiência energética e lubrificação de elementos de máquina, entre outros) em uma plataforma online e emissão de certificados na conclusão. Permite também acompanhamento dos resultados pelo gestor de manutenção.
  • Cotação expressa – solução de eficiência operacional traz ganho às equipes de vendas na cotação de produtos. Com o novo sistema centralizado, é possível acessar e localizar preços e especificações de qualquer item do portfólio em aproximadamente 10 minutos, ante 48 horas no modelo anterior.
  • Eficiência Energética e Sustentabilidade – criação de um departamento específico para aprimorar a medição de ganhos, da redução do consumo de energia (KlüberEnergy) e da eficiência de componentes, além da atuação de manutenção preditiva. 
  • Hidro-lubrificantes, com tecnologia recentemente desenvolvida que usa água como óleo base e garante um maior alcance em e-mobility. 
  • Produtos à base de óleos naturais, como o Klüberbio LG 39-700, que ajudam os clientes a cumprir os crescentes regulamentos ecológicos.

Para 2024, a Klüber Lubrication mantém a sua abordagem centrada no cliente e já trabalha no desenvolvimento de outros projetos, como: um aplicativo para agilizar a elaboração de planos de lubrificação de forma digital, economizando um dia de trabalho de colaborador da equipe de vendas; um outro aplicativo para rastreio de pedidos e acompanhamento do tempo de entrega pelo próprio cliente; soluções de dispositivos IOT, em parceria com startups, que permitem realizar a manutenção preditiva de ativos e acompanhar o consumo do produto nos equipamentos; uma plataforma de geração automática de pesquisas de satisfação, para ganhos em eficiência operacional, além de uma solução de startups especializadas em biorremediadores e bioabsorvedores para o tratamento de resíduos gerados na planta em Barueri (SP).

Sobre a Klüber Lubrication

A Klüber Lubrication, empresa de origem alemã, presente em mais de 60 países, fornece soluções em lubrificação para  elementos mecânicos de equipamentos para atividades industriais, como correntes, engrenagens, barramentos, contatos elétricos, rolamentos, válvulas, sistemas pneumáticos e hidráulicos. A empresa fornece graxas e óleos (sintéticos e minerais) para uma ampla gama de indústrias: automotiva, rolamentos, têxtil, siderúrgica, madeira, papel, bioenergia, energia eólica, alimentícia, fabricantes de equipamentos, mineração e cimento. Presente no Brasil há mais de 50 anos, possui unidade fabril em Alphaville (Barueri-SP) e centros de serviços em diversas regiões. Na América do Sul, está presente também na Argentina e no Chile. Seu sistema de gerenciamento de qualidade e meio ambiente é certificado pelas normas ISO 45001, ISO 21469, ISO 14001, IATF 16949, ISO 9001, OHSAS 18001, Kosher e Halal.

Mais informações:

ADS Comunicação Corporativa

Contatos com:

Marcelo Domingues – tel. 11 9.9165-9076 / e-mail marcelod@adsbrasil.com.br

Meire Nery – tel. 11 9.9103-7527 / e-mail meiren@adsbrasil.com.br

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país



Previous articleMercado de LEDs dedicados prevê crescimento mundial de 11,35% até 2029
Next articleKing Faisal Specialist Hospital and Research Centre Dá as Boas-Vindas ao Novo CEO Interino Durante Suas Transformações Estratégicas