Home Novidades Notícias Corporativas Na Apas Show, árabes buscam espaço nos segmentos nobres do varejo brasileiro

Na Apas Show, árabes buscam espaço nos segmentos nobres do varejo brasileiro

Presente na feira supermercadista Apas Show já há quase uma década, a delegação de empresas árabes trazida pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira terá este ano um perfil mais diversificado em relação ao ano passado.

Com mais de 20 integrantes, a comitiva será formada por tradicionais produtores de granéis alimentares árabes de tâmaras, azeites e especiarias, mas, também, por fabricantes de produtos de valor agregado como bebidas, pratos congelados de preparo rápido, doces tradicionais e até de produtos de limpeza. 

Na avaliação da entidade, a maior diversificação dos integrantes da missão é um indicativo de que as empresas árabes estão conseguindo avançar aos poucos no varejo brasileiro e atingiram o momento de buscar espaço nas categorias nobres do setor, inclusive nos segmentos disputado por marcas competitivas, tradicionais e muito bem-estabelecidas junto ao consumidor brasileiro. 

“É um momento novo”, define Silvana Scheffel Gomes, diretora de Marketing e Conteúdo da Câmara Árabe-Brasileira. “Este ano, os árabes chegam para manter a posição competitiva que já detinham no segmento de alimentos étnicos, aproveitando a familiaridade do brasileiro com a culinária sírio-libanesa e a grande quantidade de descendentes de árabes existentes no Brasil, mas, também, com a intenção de explorar de forma séria oportunidades em novas categorias”, afirma a dirigente. 



Scheffel Gomes credita o maior interesse das empresas árabes no Brasil a dois fatores. O primeiro é o trabalho de prospecção ativa realizado pelos escritórios da Câmara Árabe, em Dubai e no Cairo, para mostrar a empresas do Golfo e do norte africano as oportunidades do mercado brasileiro a partir de prospecções estruturadas pela entidade.

Segundo a dirigente, esse trabalho rendeu a presença inédita na missão de empresas do Iraque e da Arábia Saudita que participam pela primeira vez da mostra, além de um crescente número de organizações do Egito, da Jordânia, da Tunísia e dos Emirados Árabes Unidos, que já participam da Apas Show e estarão presentes em 2023.

A diretora de Marketing da Câmara Árabe-Brasileira também credita o maior interesse dos árabes na feira, considerada por eles a principal plataforma de prospecção de negócios no Brasil, à visibilidade que marcas árabes tiveram durante a Copa do Mundo do Catar e em outros eventos internacionais realizados na região do Golfo no ano passado. 

“A Copa do Mundo, os prêmios de Fórmula 1 e outros eventos no Golfo levaram milhares de estrangeiros aos países árabes, onde puderam ter o primeiro contato com marcas da região, que agora desejam continuar essa relação, buscando espaço em mercados estrangeiros, inclusive no Brasil”, diz Scheffel Gomes.

Na Apas Show, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira terá três estandes nos pavilhões Azul, Branco e Amarelo. A entidade também organizará rodadas de negócios na feira com potenciais compradores brasileiros mediada por intérpretes. 

A mostra começa no próximo dia 15 em São Paulo, no Expo Center Norte. Inscrições: www.apasshow.com.br