Home Novidades Notícias Corporativas Os programas de migração de investimentos mais atraentes do mundo em 2025

Os programas de migração de investimentos mais atraentes do mundo em 2025

LONDRES, Feb. 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Malta mantém o 1º lugar no Índice do Programa de Cidadania Global de 2025 pelo 10º ano consecutivo, enquanto a Grécia alcança o topo do Índice do Programa de Residência Global de 2025 pela primeira vez, destacando a dominância dos programas de residência e cidadania europeia por investimento na Henley & Partners dos programas de migração de investimentos mais importantes do mundo. 

A empresa incorporou clientes de 94 nacionalidades diferentes em 2024 e recebeu consultas de mais de 180 países. Os cidadãos americanos representaram 23% de todas os pedidos processados pela Henley & Partners no ano passado, totalizando quase a mesma quantidade que os próximos quatro grupos de nacionalidade de clientes — indianos, turcos, filipinos e britânicos — combinados. Comparando o número de clientes americanos em 2024 com cinco anos atrás (2019), houve um aumento impressionante de mais de 1.000%. O ano passado também foi recorde para o Reino Unido, com um aumento de 57% no número de pedidos apresentados por cidadãos britânicos em 2024 em relação a 2023.

Os dois índices — apresentados na edição de 2025 do relatório anual Programas de Migração de Investimentos — oferecem uma análise sistemática e uma comparação abrangente das ofertas de residência e cidadania por investimento mais atraentes do mundo, estabelecendo o padrão ouro no setor. Comparaçõesdigitais interativas dos programas também estão disponíveis, permitindo que investidores globais e famílias abastadas escolham o que é mais importante para eles ao avaliar suas opções.



Dr. Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners, diz: “A publicação é importante para governos e formuladores de políticas que buscam atrair e reter riqueza para alcançar maior autonomia fiscal e crescimento econômico. Nesta era de maior volatilidade global, os Estados-nação estão usando programas de residência e cidadania por investimento como uma ferramenta de financiamento inovadora para financiar iniciativas de desenvolvimento que mitiguem a sustentabilidade e os riscos relacionados ao clima e que beneficiem diretamente seus cidadãos. Para os investidores, a residência e a cidadania alternativas são um investimento único que permite a eles ser tão diversificadas globalmente quanto suas carteiras de patrimônio.”

Programas de cidadania: Malta continua sendo o padrão ouro

O Índice do Programa de Cidadania Global classifica 14 programas, com a nação europeia estrategicamente localizada de Malta alcançando uma pontuação de 76 em 100 e obtendo a posição de destaque pelo 10º ano consecutivo. Mantendo a 2ª posição com uma pontuação de 75 está a oferta premium de cidadania por investimento da Áustria, que exige que os candidatos façam uma contribuição substancial para a economia do país. As próximas duas posições são ocupadas por nações insulares do Caribe: Granada em 3º lugar com uma pontuação de 69, e Antígua e Barbuda em 4º lugar com 67.

Outros três Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) compartilham a 5ª posição, cada um com uma pontuação de 66: o recém-chegado ao índice, Nauru, com São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia. O programa de cidadania de Nauru oferece vantagens significativas na mobilidade global, concedendo um passaporte alternativo e seguro para viajar, com acesso sem visto a alguns dos principais centros de riqueza do mundo. Os candidatos aprovados também contribuirão para soluções para a crise climática no Pacífico Sul, onde os SIDS enfrentam o aumento do nível do mar e a perda de biodiversidade, com os fundos canalizados para projetos de desenvolvimento, incluindo iniciativas de resiliência climática, melhorias de infraestrutura, projetos de energia renovável e diversificação econômica sustentável.

Programas de residência: a Grécia leva a coroa

No Índice Global do Programa de Residência de 2025, que classifica 26 programas, o popular programa Golden Visa da Grécia garante o primeiro lugar com uma pontuação de 73 em 100, derrubando Portugal, que ocupou ou compartilhou o primeiro lugar nos últimos nove anos. Portugal agora ocupa a 3ª posição, empatado com a Itália e o Reino Unido, todos com pontuação de 70, enquanto a Suíça, que possui uma opção desenvolvida pela Henley & Partners, que combina residência privada com provisões fiscais suíças, ocupa a 2ª posição com uma pontuação de 72.

A Austrália, que recentemente lançou seu Programa Nacional de Visto de Inovação (NIV) para atrair habilidades tecnológicas de alto nível, o Canadá, que introduziu mudanças em seu Programa de Visto de Start-Up para aumentar sua atratividade e flexibilidade para empreendedores, e a Espanha (que deve fechar no início de 2025) estão todas empatadas em 4º lugar, cada uma com pontuação de 69, e os Emirados Árabes Unidos (EAU), que estrategicamente expandiu seu programa Golden Visa no ano passado para atrair talentos de ponta e impulsionar o crescimento e a inovação, completam o Top 5 com uma pontuação de 68.

Um dos dois novos participantes do índice em 2025 é a Hungria, que ocupa a 6ª posição com uma pontuação de 67. Pequenos, mas poderosos centros de riqueza — Luxemburgo e Singapura — ocupam a 7ª e 8ª posições, com pontuações de 66 e 65, respectivamente, enquanto outros dois compartilham a 9ª posição: Jersey e Panamá, ambos com uma pontuação de 64. A Costa Rica, o segundo novato no índice, completa o Top 10 com uma pontuação de 63 em 100 e oferece aos investidores e suas famílias um ambiente favorável aos negócios, um regime tributário favorável e um ambiente seguro na América Central.

Leia o comunicado de imprensa na íntegra

Contato com a mídia: Sarah Nicklin

sarah.nicklin@henleyglobal.com

Celular +27 72 464 8965



GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 1001050424)