Home Novidades Notícias Corporativas São Paulo oferece opções culturais em seu mês de aniversário

São Paulo oferece opções culturais em seu mês de aniversário

Mais do que o primeiro mês do ano, os paulistanos aproveitam janeiro como época de férias escolares, e também para comemorar o aniversário da cidade, que completa 470 anos em 2024. Considerada a maior metrópole da América do Sul, São Paulo reúne opções variadas para quem busca desfrutar e conhecer seus inúmeros centros culturais.

Para quem pretende passar uma tarde de verão andando pela cidade e conhecendo espaços culturais, o Museu da Língua Portuguesa, reformado e reaberto em 2021, abriga a mostra “Essa Nossa Canção” até março deste ano. A exposição apresenta o elo entre a língua portuguesa e a música brasileira, que se entrelaça à vida cotidiana, reafirmando a diversidade cultural do país e do povo. O visitante pode ainda conhecer mais sobre a língua portuguesa na principal exposição do espaço, renovada para refletir a sociedade atual e as diferenças e semelhanças presentes na pluralidade brasileira.

Fazendo com que muitos adultos se sintam como crianças novamente, a exposição inédita e imersiva “Chaves: a Exposição”, em cartaz no MIS Experience durante todo o mês de janeiro em comemoração aos 40 anos do lançamento do programa no Brasil, apresenta pela primeira vez itens originais da série trazidos do México, além de recriar os cenários icônicos das histórias da Vila do Chaves. Outros ambientes e personagens criados pelo diretor e comediante Roberto Bolaños, como Chapolin Colorado, também marcam presença nas mais de 20 salas que compõem a mostra.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Paulo, a Avenida Paulista, também é destino certo para quem quer sentir a cidade e conhecer outras culturas. Localizada no número 52 da avenida, a Japan House São Paulo, instituição cultural que preza pela difusão da cultura japonesa no Brasil, por exemplo, tem entrada gratuita durante o ano todo. Em janeiro, a JHSP apresenta a exposição “Convivendo Com Robôs”, em cartaz até março no andar térreo, em que é possível aprender mais sobre os “robôs amigáveis” e de companhia, que possuem funções de entretenimento e terapia no Japão, desmistificando a ideia da presença de máquinas do imaginário popular. Já na mostra “Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês”, no segundo andar até abril, os visitantes podem conhecer mais sobre a tradição milenar do chá verde, seu simbolismo, origens, o processo de preparo e utensílios utilizados na cerimônia do chá (chadō).

Para aproveitar o período de férias com as crianças, a Casa das Rosas, também na Avenida Paulista, promove a exposição “Sempre Fui Forte”, em comemoração aos 60 anos da Turma da Mônica. A curadoria traz um panorama de toda a trajetória da personagem criada por Mauricio de Sousa nos quadrinhos, representando momentos emblemáticos de sua história, além de contar com atividades interativas, destinadas especialmente para o público infantil.



Assim, ao completar 470 anos, São Paulo reafirma não apenas sua posição como principal polo econômico brasileiro, mas também como um reduto cultural diversificado e com uma programação intensa, capaz de atrair pessoas de todas as idades.

 

Serviço:

Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Portão 1
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h30
Ingressos e mais informações no  site

MIS Experience
Chaves: A Exposição
Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 250
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, das 10h às 21h; domingos, das 10h às 20h
Ingressos e mais informações no site

Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita. Mais informações no site

Casa das Rosas
Mônica 60 Anos: Sempre Fui Forte
Endereço: Av. Paulista, 37
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h30
Entrada gratuita. Mais informações no site

São Paulo oferece opções culturais em seu mês de aniversário



Previous articleRELEX Solutions adquire a Optimity para obter maiores capacidades unificadas e de planejamento e otimização da cadeia de suprimentos
Next articleLifezone Metals anuncia a conclusão do financiamento da Fase 1 da joint venture de reciclagem de platina, paládio e ródio com a Glencore