Home Novidades Notícias Corporativas São Paulo terá programa de pagamento de serviços ambientais

São Paulo terá programa de pagamento de serviços ambientais

Celebrado em mais de 190 países, 22 de abril é a data que comemora o Dia Mundial da Terra. A iniciativa tem objetivo de cobrar providências e dar o devido reconhecimento à necessidade de preservação dos recursos naturais, como forma de sobrevivência do planeta.

Autoridades ligadas ao meio ambiente, em todo o planeta, acompanham as mudanças climáticas registradas nos últimos anos. Instituições ligadas ao tema avaliam as alterações de temperatura, as queimadas, o aumento da poluição do ar e dos mares, para tomada de posições.

Em relação às temperaturas, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM) o ano de 2023 foi o mais quente da história. Essas alterações são responsáveis por desastres registrados nas florestas da Europa, Canada e Estados Unidos, ou como o desastre em São Sebastião, Litoral norte de São Paulo, em fevereiro de 2023, com deslizamento de terra que deixou 64 mortos e provocou a eliminação de bairros inteiros.

Em São Paulo, a vereadora Janaína Lima tomou a iniciativa de apresentar Projeto de Lei que prevê o pagamento por serviços ambientais. Segundo a vereadora, esta Lei disciplina a aplicação da Lei Nacional nº 14.119, de 13 de janeiro de 2021, no âmbito do Município de São Paulo, institui a Política Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PMPSA).  “O objetivo é manter, recuperar ou melhorar os serviços ecossistêmicos em todo o território municipal” disse a vereadora.



Esforços no sentido da preservação do meio ambiente, combate ao desmatamento e preservação de recursos naturais, programas e campanhas são desenvolvidos por ONGs, governos e instituições em todo o mundo. O pagamento por serviços ambientais municipais é mais uma forma de contribuir preservar o meio ambiente e salvar o planeta, argumenta a vereadora.

São Paulo terá programa de pagamento de serviços ambientais



Previous articleWhirlpool divulga Relatório Global de Sustentabilidade 2023
Next articleAuditoria Interna pode trazer benefícios para as empresas