Home Novidades Notícias Corporativas Transformação digital: governo lança sistema para empresas

Transformação digital: governo lança sistema para empresas

O governo federal lançou, recentemente, uma nova plataforma voltada para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. O Brasil Mais Produtivo, apresentado em um evento com a participação do vice-presidente e ministro do MDIC (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, tem como objetivo aumentar a produtividade e competitividade das companhias destes portes no país.

O programa direcionará recursos da ordem de R$ 2 bilhões para impulsionar a transformação tecnológica das empresas. A meta é envolver até 200 mil empresas através da plataforma e fornecer atendimento direto a mais de 93 mil até 2027, alinhando-se com a recente política industrial do governo federal.

Segundo o especialista em tecnologia da informação com mais de 12 anos de experiência, Ricardo da Silva, a plataforma desenvolvida pelo governo federal para impulsionar a transformação digital de pequenas e médias empresas industriais é uma iniciativa de “grande magnitude” e terá um impacto positivo para o cenário econômico do país.

“Ao fornecer recursos e ferramentas especializadas, ela não apenas capacita essas empresas para enfrentar os desafios do mercado atual, mas também as posiciona para prosperar na era digital”, disse o profissional, destacando ainda que a destinação de tais recursos e o engajamento de até 200 mil empresas demonstram o compromisso do governo com o desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil.

A gestão do novo estágio do programa está sob responsabilidade do MDIC, em parceria inédita com instituições como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).



O processo de inscrição na plataforma representa o ponto de partida para as empresas interessadas, que terão acesso a uma ampla gama de recursos gratuitos, incluindo cursos, materiais e ferramentas voltadas para gestão e produtividade. Com isso, os pequenos empreendedores podem iniciar sua jornada em direção à transformação digital, seguindo uma trilha de aprimoramento personalizado de acordo com suas necessidades específicas.

O especialista acredita que a transformação digital é mais do que uma tendência: trata-se de uma necessidade no mundo corporativo brasileiro. “Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e globalizado, a digitalização se torna um diferencial crucial para a sobrevivência e o sucesso das organizações”, diz. “Ela não apenas otimiza processos e reduz custos, mas também capacita as empresas a inovarem, aprimorarem seus produtos e serviços e se conectarem de forma mais significativa com seus clientes”. Segundo Silva, essa é uma jornada que requer comprometimento, adaptabilidade e uma visão de futuro.

Para o especialista em tecnologia da informação, é fundamental reconhecer que a transformação digital vai além da implementação de tecnologias, representando uma mudança cultural e organizacional profunda.

“As empresas que abraçam verdadeiramente essa transformação não apenas investem em sistemas e ferramentas, mas também cultivam uma cultura de inovação, aprendizado contínuo e colaboração”, considera. Silva acredita que a parceria entre governo, instituições de ensino e empresas é essencial para criar um ecossistema favorável à inovação e ao empreendedorismo digital.

Transformação digital: governo lança sistema para empresas



Previous articleLoja do Pneu inaugura empresa voltada para vendas online
Next articleTelemedicina deve movimentar U$ 290 bilhões em 2028