Home Novidades Notícias Corporativas Treinamento sobre bruxismo, DTM e neuropatias acaba domingo

Treinamento sobre bruxismo, DTM e neuropatias acaba domingo

Está em curso o “Treinamento sobre bruxismo, DTM e neuropatias – 2024”, desenvolvido por André Porporatti, cirurgião-dentista formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), voltado a profissionais da área da saúde. Os encontros on-line com o professor e pesquisador contratado na Université de Paris tiveram início na última segunda-feira (22) e seguem até o dia 28 de janeiro, com acesso gratuito. 

O treinamento reúne dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e estudantes em torno das novas evidências científicas e dicas práticas para os temas em questão. Na primeira aula (22), os participantes aprenderam “Como ter segurança no diagnóstico e tratamento do bruxismo”, transtorno em que crianças e adultos apertam, deslizam ou batem os dentes, sobretudo durante o sono, conforme definição do Ministério da Saúde.

Em média, três a cada dez pessoas (30%) de todo o mundo sofrem com bruxismo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicados pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia). No Brasil, esse número pode chegar a 40%. 

A segunda aula (24), teve como tema “Como ter segurança no diagnóstico e tratamento das neuropatias”. Já na terceira aula (25), foi abordado “Como ter segurança no diagnóstico e tratamento das DTMs (disfunção temporomandibular)”, termo que engloba diversos “problemas dos músculos, da ATM (articulação temporomandibular) das estruturas associadas consideradas as causas principais de dores não dentais na região orofacial […], que atingem o sistema mastigatório”, como indica uma publicação do Jornal da USP.



Para a quarta e última aula, que será realizada no próximo domingo (28), está programado um “resumão”, tira-dúvidas e sorteio de brindes. “Sou uma mente apaixonada por lecionar e ajudar os meus alunos a terem acesso a tudo o que há de mais novo no tratamento do bruxismo e da DTM”, afirma Porporatti. “Espero ajudar os profissionais que buscam dominar a DTM e o bruxismo para se sentirem seguros na hora de diagnosticar e resolver os casos de pacientes com dor, mesmo que nunca tenham atendido um caso assim”, completa.

Porporatti é Mestre e Doutor com ênfase em DTM/Dor Orofacial pela USP (Universidade de São Paulo) e é especialista em Acupuntura Tradicional Chinesa (CETN-SP). Além disso, foi professor de graduação e pós-graduação da UFSC durante quatro anos e, como pesquisador, já publicou mais de noventa artigos científicos internacionais.

“Minha empresa busca formar alunos capacitados no atendimento de pacientes com dor orofacial, bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM) e neuropatias, além de fomentar no aluno uma visão mais ampla e humana do paciente”, explica. 

O “Aperfeiçoamento On-line DTM fácil”, citado pelo especialista, é um programa de aperfeiçoamento de um ano, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), também desenvolvido por Porporatti. “Com a solução completa, o aluno aprende o meu passo a passo estruturado e com organização do raciocínio para diagnosticar e tratar com segurança seus pacientes de bruxismo, DTM e neuropatias”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://andreporporatti.com.br/ ou https://www.instagram.com/andreporporatti/

Treinamento sobre bruxismo, DTM e neuropatias acaba domingo



Previous articleEasyseg anuncia chegada de nova unidade em Campinas
Next articleFerramentas de IA são incluídas nos serviços do Google Cloud