Home Novidades Notícias Corporativas Whirlpool divulga Relatório Global de Sustentabilidade 2023

Whirlpool divulga Relatório Global de Sustentabilidade 2023

Ainda que investidores e sociedade estejam exigindo, cada vez mais, a divulgação do Relatório de Sustentabilidade por parte das companhias, apenas 48% das empresas de capital aberto tornam públicas suas metas e ações na agenda ESG, segundo pesquisa da auditoria Grant Thornton.

Há 15 anos, a Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, divulga o Relatório de Sustentabilidade, com o desempenho ambiental, social e de governança. No relatório de 2023, a Whirlpool avançou na meta de se tornar Net Zero até 2030, registrando redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 (fábricas) e 2 (processos) nos últimos dois anos, e de 7% no escopo 3 (produtos durante o uso) no último ano. As informações referentes ao ano de 2023 já estão disponíveis no site da multinacional. 

“Temos um forte compromisso com as iniciativas ESG há mais de seis décadas e sabemos da importância de atuar com transparência. Uma parte desse trabalho é a divulgação do nosso relatório de sustentabilidade, um momento que podemos contar sobre todo o trabalho que é desenvolvido globalmente na Companhia, engajando os nossos colaboradores, fortalecendo as relações com as comunidades, investidores, parceiros de negócio e consumidores”, afirma Bernardo Gallina, vice-presidente de Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina. 

Entre os reconhecimentos conquistados estão: America’s Most JUST Companies (CNBC and JUST Capital), America’s Greatest Workplaces for Diversity (Newsweek), Best Companies to Work (U.S News & World Report), Empresas Mais Inovadoras (Estadão Empresas Mais) e Top Of Mind (Folha de São Paulo). 



AMBIENTAL

De forma global, a Whirlpool atingiu em todas as suas Unidades pelo mundo a marca de Zero Resíduos para Aterro, de acordo com a norma global UL ECVP (Environmental Claim Validation Procedure) 2799, que representa o atingimento de 95 a 100% de não envio para aterro ou incineração. As plantas do Brasil, localizadas em Rio Claro (SP), Manaus (AM) e Joinville (SC) foram as primeiras a alcançar essa meta, em 2015. “Contribuindo para que possamos atingir outra meta, de sermos Net Zero até 2030, nossas Unidades pelo mundo têm implementado, cada vez mais, o uso de energias renováveis. Como exemplo, no Brasil, desde 2022 as unidades têm feito a conversão para o uso de energia renovável e certificada atingindo o marco de 100% no primeiro trimestre de 2024 e, no ano passado, tivemos a instalação de uma fazenda solar em Joinville, com autogeração de energia de mais de 56.000 kWh/ano, abastecendo locais como berçário e o centro de treinamento da Unidade”, explica Gallina. 

Além do cuidado com o planeta, faz parte do DNA da Whirlpool inovar com propósito, melhorando a vida de seus consumidores em casa. A Companhia lançou a SlimTech™, tecnologia de isolamento térmico à vácuo para refrigeradores, que utiliza como revestimento um material proprietário e semelhante ao pó. Com a SlimTech™, os refrigeradores terão a espessura da parede reduzida em até 66%, o que permitirá até 25% mais capacidade dentro do eletrodoméstico sem ocupar mais espaço na cozinha e uma redução de consumo de energia de até 50% nos futuros refrigeradores. A tecnologia será lançada em produto da marca norte-americana JennAir® e ainda não há previsão de quando será implementada no Brasil. 

Outros destaques do Brasil está o lançamento do Sistema Individual de Logística Reversa, para descarte de eletroeletrônicos de forma gratuita e ambientalmente adequada. Com abrangência nacional, os consumidores podem agendar a coleta de produtos de grande porte ou levar produtos de pequeno porte  até o ponto de coleta mais próximo.

Somando ao objetivo de estender a vida útil dos produtos e contribuir com a economia circular, a Whirlpool opera 13 centros de reoperação de produtos em todo o mundo, nos quais eletrodomésticos danificados ou descartados antes do fim da vida útil são inspecionados, consertados e recolocados no mercado. 

SOCIAL

Já na agenda Social, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Companhia que apoia o empreendedorismo feminino, realizou mentorias gratuitas em 180 cidades brasileiras, beneficiando mais de mil pessoas diretamente e mais de 2.400 indiretamente. Desde a sua criação, há mais de 22 anos, já beneficiou quase 40 mil pessoas em todo o País. 

De forma global, a Whirlpool doou US$ 144 milhões e mais de um milhão de produtos para um milhão de pessoas atendidas pelo Habitat for Humanity, organização não governamental e sem fins lucrativos que promove a construção ou melhoria de moradias populares para famílias de baixa renda. Além disso, auxiliou na construção de mais de 140 residências energeticamente eficientes em diferentes países. 

GOVERNANÇA

Em Governança, a cadeia de fornecedores segue padrões de fornecimento que promovem os direitos humanos e a produção responsável. Nesse sentido, o Código de Conduta foi revisado para garantir que todos estejam alinhados com os valores da Whirlpool e, em 2023, foram mais de 250 auditorias realizadas e três mil due diligence concluídas. 

Whirlpool divulga Relatório Global de Sustentabilidade 2023



Previous articleProjetos de PPP do IPGC são reconhecidos pela ONU
Next articleSão Paulo terá programa de pagamento de serviços ambientais