Em algum momento da sua vida na internet você já deve ser se deparado com uma discussão político-ideológica na qual o argumento principal é “ele é um comunista, mas tem um iPad”. Não entrando no mérito da pouca profundidade retórica envolvida nessa frase, o fato é que tecnologia e pensamentos da dita esquerda estão longe de serem antagônicos. A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) tinha muita computação e, nos anos 80, várias marcas de PC rodavam em instituições de ensino, salas de governo e centros de pesquisa.
Assim como os carros, as câmeras fotográficas e demais produtos da indústria soviética, não eram lá aquelas maravilhas de design. Eram computadores sem frescura. Como se o governo dissesse: “você quer um carro, não é? Mas um caro é só pra ir do ponto A ao ponto B. Nada de luxo, design suave e acessórios. Um carro é um carro. Então toma aqui seu carro.”
Os PCs soviéticos são assim. Você quer um computador, toma aqui seu computador. Sim, ele é só um computador. Não vem com status, mulher bonita e emprego dos sonhos num comercial da TV que custou milhões.
É bem verdade que um deles impressiona. O Apogei BK-01 era diferente de seus concorrentes (se é que esse termo capitalista existia no mercado socialista). A máquina exibia um vermelho chamativo, quase uma…[MAIS]