Por Luiz Fernando Souza *
Quando falamos em transformação digital, é comum pensarmos em empresas antigas que usam pouca tecnologia. Porém, dado ao rápido avanço do leque de soluções existentes, há um cenário que vem se desenhando com frequência no mercado: o de empresas que nasceram utilizando tecnologia, ou seja, que já embarcaram na era “pós digital”, antes mesmo de passar por um processo de revolução tecnológica.
Contudo, as mesmas organizações estagnaram e passaram a necessitar de uma transformação. Um exemplo clássico são as de software, principalmente que atuam com o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Esse grupo nasceu e se expandiu nas últimas duas décadas baseado em uma arquitetura de software no formato “cliente > servidor” – modelo superado pelos softwares web based, gerando simplicidade para o usuário.
Isso porque ele acessa um endereço na internet e utiliza o software sem precisar instalar nada. Pense no Facebook, Airbnb ou LinkedIn: será que eles seriam o sucesso se seus usuários tivessem que instalar uma aplicação para poder usá-los?
Nesta perspectiva, mesmo uma empresa que nasce no berço da indústria 4.0 tem que manter um processo de transformação contínuo para ter vantagem competitiva.
As indústrias de soluções em cloud têm democratizado o acesso à tecnologia. Hoje, uma empresa de serviços que inicia com apenas um vendedor pode contratar um software de CRM, pagando um custo mensal por usuário muito baixo. Na era pré-cloud, era necessário adquirir um software inteiro, custear suas licenças, prover infraestrutura para hospedar e ainda bancar horas de suporte, quando necessário.
Com isso, uma empresa pequena pode não utilizar cloud computing como IaaS, porém há outras entregas baseadas em cloud computing que torna o acesso à tecnologia mais próximo de muitas empresas.
Para adotar a transformação digital, é necessário conhecer os processos atuais e o cenário de sua empresa como um todo, além de entender quais tecnologias estão maduras o suficiente para promover a segurança necessária em que a empresa possa aderir e ter os riscos mitigados.
Nós acreditamos que a implementação da transformação digital é a base para que as empresas estejam sempre evoluindo seus processos e elevando o nível de suas entregas. É assim que construímos e escalamos cada área e é este o aprendizado que compartilhamos com nossos clientes.
Por fim, uma migração para a nova era dos negócios exige tempo e uma estratégia bem definida. Os líderes das empresas, principalmente os de TI, uma das áreas mais afetadas pela transformação digital, precisam preparar os seus colaboradores para a digitalização.
É necessário desenvolver o senso crítico e estimular o autodesenvolvimento de uma equipe integrada na melhoria de processos, resultando na adoção constante de novas tecnologias para criar um ciclo de inovação que não se encerra.
* Por Luiz Fernando Souza, CBO da Binario Cloud