Além da reviravolta no ranking de veículos no mercado nacional, que tirou do Volkswagen Gol o título de popular mais vendido do Brasil, a preferência do consumidor também deixou de ser pelos carros de entrada das montadoras, ou seja, os mais básicos e baratos do portfólio. Levantamento da Cetip mostra que, nos últimos quatro anos, a participação no financiamento de automóveis “pelados” caiu de 37% para 27%.
O consumidor, além de dar preferência para carros com ar-condicionado e direção hidráulica, é atraído pelo segmento de hatches médios, modelos que integram o porta-malas ao compartilhamento de passageiros.
Há quatro anos, enquanto os carros de entrada representavam 37% do volume total de financiamentos, os hatches abarcavam 19% das operações de crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio. Já em 2014, a situação se inverteu, com 27% e 29% de representatividade, respectivamente.
A venda de sedãs também registrou salto na comparação. O sedã pequeno representava 18% em 2011 de todo o volume de veículos financiados no Brasil e, o médio, 7%. Três anos depois, o sedã pequeno passou a corresponder a 21% do mercado e, o médio, 8%.
Mais financiados
Entre os hatches pequenos, o Onix, da GM, foi o mais financiado em 2014, com 112.033 unidades. O HB20, da Hyundai é o segundo, com 79.901 unidades. Dos automóveis de entrada, Fiat Palio teve o maior volume de financiamentos, com 126.627 unidades. Em seguida vem o Gol, com 103.795 veículos.
No segmento de sedãs pequenos, a Fiat lidera novamente com o Siena, que em 2014 teve 77.253 unidades financiadas. O Prisma, da GM, é vice-líder, com 66.751 unidades. O Honda Civic foi o sedã médio mais financiado no ano passado, com 32,3 mil unidades, 3 mil a mais que o Corolla, da Toyota.
Foram financiados em 2014 no Brasil 2.041.451 automóveis leves novos e 2.966.503 usados, totalizando 5.007.954 automóveis leves. Considerando todas as categorias, o volume total de financiamentos atingiu a marca de 6.392.797 unidades.