O BPO – Business Process Outsourcing ou terceirização do departamento pessoal, teve início com foco nas áreas administrativa e de informática, nos Estados Unidos, em 1980. Hoje, estima-se que 40% das empresas norte-americanas sejam adeptas da terceirização de processos. Já, no Brasil, o serviço consolidou-se nos anos 2000 com o surgimento de empresas habilitadas para a prestação do serviço.
Segundo pesquisas realizadas por Report Linker e Grand View Research, os benefícios de custo alcançados pela terceirização de serviços devem atingir US$ 332.4 bilhões em 2025 e até 2027 o mercado de BPO deve atingir o patamar dos US$ 405.6 bilhões. Um crescimento significativo de 8% ao ano. Porém, muitas empresas ainda têm dúvidas se devem terceirizar o seu departamento pessoal. Isso porque o processo envolve dados confidenciais e sensíveis dos seus funcionários.
Segundo Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia, cada empresa possui processos específicos e o BPO é indicado para aquelas que possuem os seguintes pontos:
- Alto índice de rotatividade de colaboradores;
- Já possui cultura de terceirização;
- A empresa ainda tem muitos processos manuais;
- Equipe de RH ou folha de pagamento é muito grande;
- Problemas recorrentes na folha de pagamento;
- Empresas que querem ter foco em seu negócio principal, para não perder oportunidades;
- Segmentos em crescimento, sem possibilidade de aumento do seu headcount;
- Reestruturação da empresa.
O BPO de RH possibilita significativa redução no custo para a elaboração da folha de pagamento e evita prejuízos gerados por cálculos errados ou informações incorretas.
Ao terceirizar, a empresa opta por transferir as responsabilidades de determinado departamento de um negócio para uma consultoria especializada. Assim, os colaboradores da organização têm a oportunidade de aliviar a carga de trabalho, atuando de maneira mais focada e estratégica.
Consequentemente, este processo possibilita uma série de benefícios, como:
- redução anual de custos operacionais com RH entre 15% e 40%;
- redução do risco de negócio e agilidade no tempo de resposta;
- flexibilidade na gestão dos serviços e das necessidades do negócio;
- redução de riscos trabalhistas e fiscais;
- eliminação de custos decorrentes de falhas no processamento e na aplicação da legislação;
- operações com estrutura de custos variáveis, de forma previsível e gerenciável;
- direcionamento do foco do cliente para atividades que agregam valor aos seus negócios;
- potencialização da eficiência e dos resultados da área;
- processos operacionais baseados nas melhores práticas;
- geração de base de conhecimento e formação contínua da equipe;
- gestão de produtividade e performance;
- redução de incidentes recorrentes e erros manuais;
- ferramentas preditivas;
- ganho com otimização de infraestrutura e treinamentos;
- know-how de uma equipe especializada na área em questão;
- maior agilidade nos seus processos;
- melhores resultados operacionais e de vendas.
Outro ponto positivo em terceirizar a folha de pagamento é que o BPO de RH pode assumir diversas atividades, proporcionando maior agilidade nos processos das empresas. Ricardo Nunes, cita algumas dessas atividade:
Administração de pessoal
- Admissões e demissões;
- Entregas de crachás;
- Entregas de benefícios;
- Controles de férias e licenças;
- Atendimentos e movimentações.
Pagadoria
- Cálculo de férias;
- Cálculo de rescisões;
- Cálculo de adiantamentos;
- Cálculo da folha de pagamento;
- Pagamento de benefícios em folha;
- Encargos sociais.
- Rotinas anuais;
- Contabilização pré-conciliada.
Sistemas informatizados
- Folha de pagamento;
- Gestão de RH;
- Ponto eletrônico;
- Gestão do conhecimento;
- Portal de RH;
- Informações gerenciais;
- Infra e contingência.
Existem diversas empresas no mercado que oferecem o BPO RH. Como a terceirização do Departamento Pessoal traz impactos diretos para as empresas, é fundamental que estas tomem alguns cuidados e escolham a consultoria que melhor lhes atenda nos serviços desejados. Além disso, é importante verificar referências e se a consultoria de BPO possui pessoal capacitado e infraestrutura tecnológica para exercer as funções exigidas em um BPO de RH, assim, a empresa conseguirá obter melhor planejamento da sua folha de pagamento e controle dos processos burocráticos de RH, além de agilizar e otimizar os processos internos, de modo a favorecer um ambiente de alta performance.