Nesta entrevista Ernesto Ghini, Diretor Geral de Controle de Meio Ambiente e Energia da Honeywell para o Cone Sul, fala sobre o crescente mercado de retrofit e automação predial para adequar os edifícios à nova demanda tecnológica do mercado.
Retrofit é a modernização de edifícios antigos para fazer com que eles se tornem energeticamente mais sustentáveis – modernizar o ar condicionado, por exemplo -, trocar a iluminação por LED e outras melhorias, além de equipá-los com a tecnologia mais moderna e escalável, para que possam ir evoluindo e se modernizando com o tempo sem terem que passar por nova atualização de forma radical.
Já nos edifícios novos, que estão para ser construídos, a Honeywell trabalha com as construtoras para que eles sejam levantados já com infraestrutura sustentável e moderna.
Caso não visualize o player de vídeo, clique aqui.
E ambos os casos são viáveis para edifícios comerciais, residenciais, indústria, teatros, casas de espetáculos, cinemas, galpões etc.
ValorXCusto
Ao contrário do que se possa imaginar, segundo Ghini, a valorização do imóvel faz com que o custo de implantação de um retrofit ou mesmo da inclusão de tecnologia em uma construção nova seja positiva e vantajosa, pois a adequação às fortes demandas de sustentabilidade ambiental são bem recebidas pela sociedade.
O valor de implantação depende de cada projeto e, ao contrário do que se possa pensar, em um retrofit não existe a necessidade de abandonar o edifício e toda modernização pode ser feita sem sua desocupação.
Veja agora a entrevista.
Caso não visualize o player de vídeo, clique aqui.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br