Na apresentação para a imprensa do Fiat Cronos no dia 21 de fevereiro no Rio de Janeiro, ficou claro que a montadora italiana lançou um automóvel para brigar no mercado de sedãs médios pra valer.
Já na apresentação do design, foi dado grande destaque à “musculatura” do carro e em especial do capô que tem saliências e vincos que “lembram os músculos do corpo humano”, como definiu Paula Fuji, do design center da América Latina da FCA.
Segundo ainda a designer, “…o Cronos é a continuação do design utilizado no Toro, no Mobi e no Argo, com inspiração no desenho italiano”, completa.
Transmissão ao vivo do lançamento
O carro, que é fabricado em Córdoba, na Argentina, tem um design elegante e ao mesmo tempo esportivo e isso permite imaginar que ele vá atingir diversos públicos, desde uma pessoa ou um casal que quer ter a mobilidade de poder levar uma ou duas bicicletas no porta malas estendido, até um casal com dois filhos, por exemplo.
Isso porque o porta malas, sem rebatimento dos bancos traseiros, tem 525 litros de capacidade, um dos maiores da categoria.
O interior não chega a ser sofisticado, mas é bem acabado. O espaço interno é bom e não chega a ser acanhado nem grande. Pode ser considerado na medida certa para o tamanho do carro.
Mais abaixo nesta matéria você irá conhecer todos os detalhes de cada versão, com muitas fotos, além do preço de cada um.
Motorização e câmbio
Duas opções de motorização estão disponíveis: flex 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ EVO. Quanto à transmissão, são três: manual, GSR Comfort automatizada e automática de 6 marchas.
Segurança
No quesito segurança, dependendo da versão, o Fiat Cronos é bem generoso e atraente: controle de tração, controle de estabilidade e Hill Holder, faróis e lanternas em LED, puddle lamps, Keyless Entry’N’ Go, sensores de chuva, crepuscular e ofuscamento, paddle shifters (troca de marcha no volante no modelo automático) e Start&Stop, além de ISOFIX para cadeirinhas infantís.
Ele chega ao mercado em oito cores: Três sólidas, sendo Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine, três metálicas sendo Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio e duas perolizadas: Branco Alaska e Vermelho Marsala.
Teste Drive
Para o teste drive estavam disponiveis todos os modelos e o que escolhi foi o Cronos Drive 1.3 de câmbio manual, por um motivo simples: na minha visão este será o modelo que mais irá vender. Entenda porque acho isso mais abaixo, quando informo seus detalhes. Foi um trajeto curto, da Barra até o Sítio Burle Marx, de uns 15Km na ida e outros 15 Km na volta.
O carro é um puro sangue Fiat e pude sentir assim que estiquei a primeira marcha até seu limite de rotação, pois o barulho característico do motor Fiat se fez presente.
Durante todo trajeto ele respondeu bem, as trocas de marchas foram seguras e precisas e o carro, nas retomadas, se mostrou satisfatório mesmo em 3ª ou 4ª. Simulei essa retomada propositalmente, sem descer a marcha, e ele se saiu relativamente bem, com tripidações quase imperceptíveis. Claro que dosei essa situação e não forcei o motor.
O que mais me impressionou foi o consumo de combustível. O carro estava abastecido com gasolina, teve o odômetro zerado na saída e cheguei ao destino, depois dos 15 Km, com o computador de bordo marcando 12,9 Km/l, o que é excelente para um automóvel do seu porte.
Primeiras impressões do Fiat Cronos
Porém, aqui cabe uma resalva: percurso plano, avenidas largas, nível do mar, com trânsito fluindo muito bem. Mas vale ressaltar também que o ar condicionado ficou ligado o tempo todo e dei umas esticadas para sentir o motor e o câmbio.
Um item de série que me chamou atenção: marcação da pressão dos pneus no computador de bordo. Legal isso, pois pneu descalibrado acaba influenciando no consumo e desgaste de vários componentes.
Detalhes e imagens de cada modelo
Com cinco versões, duas possibilidades de motores e três opções de transmissão, o Fiat Cronos oferece uma ampla oferta para os mais variados subsegmentos do setor de sedãs, com importantes itens de série acima da média de mercado.
Antes de prosseguir, dê uma olhada geral nas cinco versões. O vídeo é curto e vale a pena.
Ele foi lançado para concorrer na categoria de sedans médios, em cincoversões que vão desde uma básica até uma mais sofisticada. São elas:
Cronos 1.3 Manual – R$ 53.990,00
Opção de entrada, é impulsionada pelo motor Firefly quatro cilindros 1.3 de 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (ambos com 100% etanol). O câmbio é manual de cinco marchas.
Como itens de série há ar-condicionado | direção elétrica | vidros elétricos (dianteiros) |trava elétrica | chave com telecomando | rádio com conexões Bluetooth e USB | computador de bordo | volante com comandos de rádio e telefone | display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos | pontos ISOFIX | sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus | ajuste de altura do banco do motorista | sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência) | cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros | apoio de cabeça central traseiro | volante regulável em altura e outros.
É possível equipar esta versão com acessórios da Mopar, a divisão de acessórios da FCA.
Cronos DRIVE 1.3 Manual – R$ 55.990,00
Em relação à versão anterior, o Fiat Cronos Drive 1.3 acrescenta o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas e a segunda porta USB – voltada para os passageiros traseiros.
Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina | banco traseiro bipartido | rodas de liga leve | câmera de ré com linhas dinâmicas | sensor de estacionamento | retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados | vidros elétricos traseiros e alarme.
Cronos DRIVE 1.3 GSR – R$ 60.990,00
Esta versão é equipada com o motor Firefly 1.3 e câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas com controle por botões no console central, de acionamento simples e intuitivo.
O GSR Comfort inclui importantes funções como a Sport, que aciona um modo de condução mais esportivo, e Auto Upshift Abort, que proporciona retomadas mais fortes. A versão traz ainda paddle shifters atrás do volante, pelos quais o motorista pode trocar as marchas manualmente. Nesta configuração o Fiat Cronos “tem os melhores números de consumo de combustível da gama, seja com etanol ou gasolina no tanque.”, segundo a montadora.
Também são de série nessa versão, além dos itens do Drive 1.3, o Start&Stop | Ambient Lights, que conferem ao interior do Cronos ainda mais refinamento e sofisticação | controle de velocidade de cruzeiro | apoio de braço para o motorista | vidros elétricos traseiros | retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados e ainda os seguintes itens de segurança:
ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) – Garante a máxima dirigibilidade do carro em situações de perda de aderência dos eixos dianteiro ou traseiro, atuando por meio de sensores. As rodas são freadas de forma seletiva automaticamente enquanto a potência do motor pode ser momentaneamente diminuída, permitindo que o veículo tome a direção correta apontada pelo volante.
TC (Controle de Tração) – Atua diretamente nas condições de rampas íngremes e escorregadias, como por exemplo uma subida com piso molhado. Nessa situação a baixa aderência faria com que as rodas patinassem e o veículo tivesse a dirigibilidade comprometida, mas o sistema diminui eletronicamente o torque nas rodas dianteiras para aumentar a aderência ao piso e garantir uma sequência de movimento segura.
HH (Hill Holder) – É um assistente para partida em rampas que impede que o carro se desloque para trás nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. O HH ainda atua nas manobras de estacionamento, tanto em subidas quanto em descidas.
O Fiat Cronos Drive 1.3 GSR ainda pode ser equipado opcionalmente com faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.
Cronos PRECISION 1.8 Manual – R$62.990,00
Com câmbio é manual de cinco marchas, a versão é equipada com motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol).
Esse propulsor tem o sistema de coletor de admissão variável – VIS (Variable Intake System), que garante mais força em baixas rotações. Com até 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. A partir daí, uma aleta é acionada fazendo com que o ar percorra trajeto mais curto, incrementando a potência.
São equipamentos de série dessa versão, além daqueles da Drive 1.3, faróis com luz de posição em LED rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode receber: air bags laterais dianteiros | câmera de ré com linhas dinâmicas | display TFT de 7 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos | ar-condicionado automático digital | espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento | espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps | Keyless Entry’N’ Go | sensor de chuva | sensor de luminosidade | bancos em couro | maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Cronos PRECISION 1.8 AT6 – R$ 69.990,00
Nessa configuração, o Cronos possui câmbio automático de seis velocidades, o mesmo utilizado na picape Fiat Toro e no Fiat Argo. Além de seu funcionamento suave com o motor 1.8 E.torQ Evo VIS, conta com o recurso Neutral Function, que auxilia na economia de combustível ao desacoplar o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito – o que também evita a incômoda sensação de que o sistema está forçando os freios.
Além dos itens da versão Precision 1.8, a versão automática traz como equipamentos de série: paddle shifters atrás do volante para troca manual das marchas | controle de velocidade de cruzeiro | Ambient Lights | apoio de braço para o motorista | volante revestido de couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8, com exceção das maçanetas e frisos cromados (de série aqui).
O novo Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Três são sólidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), três metálicas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Vesúvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala).
Fichas técnicas
Para conhecer a ficha técnica de cada modelo, baixe o arquivo PDF correspondente a seguir. Basta clicar em cada um deles
Serviço
GARANTIA, SERVIÇOS E ACESSÓRIOS MOPAR
O Fiat Cronos conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem. Este período pode ser estendido por meio do Mopar Vehicle Protection, o MVP, disponível com a opção de diluição de seu valor nas parcelas do plano de financiamento do veículo.
Agora com os programas dentro da página Monte Seu Carro no site da Fiat, para facilitar o cálculo do valor do carro com os serviços, o MVP também oferece Revisão Sob Medida, com visitas previamente programadas e com preços fixos, Serviços de Conveniência, que contemplam as atividades mais comuns realizadas ao longo da vida de um veículo, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, entre outros, e ainda a Assistência 24 Horas, com cinco modalidades disponíveis que complementam ou estendem a assistência básica Confiat.
A Mopar ainda oferece mais de 40 acessórios para proporcionar uma personalização exclusiva a cada Fiat Cronos, para reforçar o estilo e a praticidade, entre outros quesitos do modelo.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
A BMW Série 5 chegou. Conheça agora
Teste e Análise – Ford Fusion Titanium Hybrid 2017
Novo EcoSport está chegando remodelado, imponente e tecnológico