A Algar Tech, multinacional brasileira integradora de soluções de TIC e BPO, inaugura amanhã (7/4) uma estrutura de produção de energia solar para alimentar o data center (com área de 600m²) e o contact center (com 4.000 posições de atendimento), localizados no prédio principal da empresa em Uberlândia, no bairro estruturado Granja Marileusa.
Em meio a um cenário a cada dia mais crítico em relação ao consumo de energia no País, a empresa prossegue caminhando na direção de tornar o negócio sustentável. É importante que a sociedade busque alternativas sustentáveis para o crescimento econômico e aproveitar o potencial solar de nosso País é uma das soluções disponíveis. O objetivo da Algar Tech é replicar a experiência para os outros dois data centers que temos, em Uberlândia (MG) e em Campinas (SP), afirma José Antônio Fechio, presidente da Algar Tech.
Como funciona
A energia gerada por essa usina solar corresponde a 30% do consumo do data center e a 5% de toda a energia consumida pelo data center e contact center juntos, ao longo do ano. A luz solar é captada por meio de 1224 painéis fotovoltaicos de 245Wp de potência instalados no telhado do edifício, que ocupam 3.300 m². A estrutura é capaz de gerar 450 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de, pelo menos, 200 casas populares.
O projeto desenvolvido em parceria com a Alsol Energias Renováveis recebeu investimento de R$ 2 milhões e é uma aposta da Algar Tech em direção ao seu desenvolvimento sustentável. Não se trata somente de uma estratégia de negócio para torná-lo sustentável. A empresa entende a importância de estar alinhada aos novos desafios sociais que inclui o esforço para a economia de energia e de outros bens concedidos pela natureza, reforça Luiz Fernando Scheliga, diretor de Operações da Algar Tech.