Novos dados do Synergy Research Group mostram que os gastos empresariais do terceiro trimestre em serviços de infraestrutura em nuvem foram de quase US$ 33 bilhões, um aumento de 33% em relação ao terceiro trimestre de 2019. A taxa de crescimento anual para o terceiro trimestre foi superior ao crescimento de 32% visto no trimestre anterior, demonstrando a saúde do mercado.
A Amazon e a Microsoft permanecem dominando o mercado com mais da metade do mercado mundial. A participação de mercado da Amazon permanece em sua marca, de longa data, de cerca de 33%, enquanto a participação da Microsoft era de mais de 18%.
Google, Alibaba e Tencent estão crescendo mais rapidamente do que o mercado geral e ganhando participação de mercado. Juntos, eles respondem por 17% do mercado. Os outros provedores de nuvem no ranking dos dez primeiros são IBM, Salesforce, Oracle, NTT e SAP.
No total, os dez principais provedores respondem por 80% do mercado mundial, com os 20% restantes vindo de uma longa cauda de pequenos provedores de nuvem ou grandes empresas com apenas uma pequena posição no mercado.
Com a maioria dos principais provedores de nuvem tendo agora divulgado seus dados de ganhos para o terceiro trimestre, a Synergy estima que as receitas trimestrais de serviços de infraestrutura em nuvem (incluindo IaaS, PaaS e serviços de nuvem privada hospedada) foram de US$ 32,8 bilhões, com receitas de doze meses chegando a US$ 119 bilhões.
Os serviços públicos de IaaS e PaaS respondem pela maior parte do mercado e cresceram 35% no terceiro trimestre. O domínio dos principais provedores de nuvem é ainda mais pronunciado na nuvem pública, onde os cinco principais controlam quase 80% do mercado. Geograficamente, o mercado de nuvem continua crescendo fortemente em todas as regiões do mundo.
“Enquanto esperávamos um forte crescimento contínuo do mercado, a escala do crescimento no terceiro trimestre foi um pouco surpreendente. As receitas totais aumentaram em US$ 2,5 bilhões em relação ao trimestre anterior, fazendo com que a taxa de crescimento anual subisse, o que é incomum para um mercado tão grande. É bastante claro que COVID-19 forneceu um impulso adicional para um mercado que já estava se desenvolvendo rapidamente”, disse John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group.
“Enquanto isso, as empresas que competem por uma fatia de mercado se estabeleceram em três campos. A Amazon e a Microsoft estão em uma liga própria, enquanto outras estão buscando agressivamente aumentar sua posição no mercado ou estão mais focadas em serviços, geografias ou grupos de clientes específicos”.
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA