As condições financeiras da nova classe média brasileira para aquisição e troca de diversos itens, dentre os quais os aparelhos domésticos da linha branca, têm sofrido desgaste nos últimos anos. Com isso, se um aparelho quebrar, é grande a chance de o cliente…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”] …tentar consertá-lo ao invés de substituí-lo. Os valores dos reparos desses aparelhos, entretanto, também causam um impacto considerável nas finanças pessoais de muitas famílias.
Nesse cenário, o app Desquebre surgiu como uma maneira inédita de realizar consertos. O aplicativo, lançado em agosto de 2016, possui uma base com dicas cadastradas para o próprio usuário identificar o tipo de problema e tentar fazer consertos simples. Caso isso não seja possível, o app localiza um técnico que estiver mais próximo e o coloca em contato com o cliente.
O processo digital é mais rápido, sendo assim a abertura do chamado pode ser feita em qualquer hora ou lugar, não se restringindo ao horário comercial. O pagamento do serviço é feito pelo próprio aplicativo e pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.
O app já tem quase quatro mil downloads e foram realizados mais de 500 chamados. O sistema é gratuito para o usuário e a receita vem da cobrança de uma comissão sobre os serviços prestados pelos técnicos associados.
A empresa surgiu a partir da ideia de dois engenheiros de montar o próprio negócio, levando em conta seus problemas pessoais e experiências de amigos, que precisaram de suporte técnico para equipamentos de linha branca.
Luciano Palma e Celso Pagotti, fundadores do Desquebre, chegaram à conclusão de que era preciso ajudar essa grande parcela de consumidores e que este mercado era promissor.
“O Desquebre ajuda as pessoas a consertarem seus equipamentos, promovendo sustentabilidade pela maior longevidade dos produtos. Além da economia e agilidade proporcionadas aos usuários, o Desquebre tem uma função social: o estímulo ao empreendedorismo individual, tanto para profissionais já inseridos no ramo de assistência técnica quanto para pessoas dispostas a se qualificarem neste setor”, explica Luciano Palma.
Os engenheiros do Desquebre entrevistam os prestadores de serviço para validar se há uma postura condizente com o padrão da empresa e avaliar a capacidade técnica dos profissionais. Além disso, são checadas referências profissionais e são oferecidos treinamentos sobre o funcionamento do aplicativo e também de atendimento ao cliente.
“Para o profissional cadastrado tem sido um excelente negócio, pois ele não perde tempo entre um serviço e outro, com horas no trânsito. Por meio do aplicativo ele pode organizar seus atendimentos por região, otimizando seu tempo e não apenas ficar esperando por um chamado solitário do outro lado da cidade”, afirma Palma.
Recentemente, o Desquebre lançou um blog no qual são publicadas dicas práticas de cuidados e manutenção dos equipamentos atendidos. A proposta da empresa é estimular o consumo consciente e fazer com que os consumidores aproveitem ao máximo a vida útil de um aparelho eletrodoméstico.
O Desquebre está disponível nas versões Web, Android e iOS (iPhone) para moradores de São Paulo, Barueri, ABC e Jundiaí, com previsão de expansão para outras regiões.
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