Um recorde ou um belo gol?! Independentemente da metáfora, a Netshoes, loja de m-commerce de artigos esportivos, superou a barreira do 1 milhão de downloads do Netshoes App, aplicativo mobile que personaliza a navegação e a recomendação dos produtos comercializados pela empresa.
“A marca representativa evidencia a nossa forte presença no universo mobile como estratégia da companhia. Hoje, 30% dos visitantes únicos mensais da Netshoes acessam a loja por meio de um dispositivo móvel. Possuímos um plano estratégico de mobilidade, desenvolvido a partir da observação do comportamento do cliente, cada vez mais multicanal e crosschannel, que é a essência do Netshoes App”, afirma Juliano Tubino, CMO (Chief Marketing Officer) da Netshoes.
Lançado em junho do ano passado, ou seja, com apenas oito meses de disponibilidade, o aplicativo de m-commerce foi portado inicialmente para o sistema operacional iOS (Apple) e há cinco meses para a plataforma Android. Adoção turbinada com a criação de campanhas de incentivo. Tanto com investimento em comunicação off-line – com anúncios em pontos de ônibus e jornais – como na oferta de descontos e benefícios exclusivos para compras no app de m-commerce e outras ações de engajamento com o consumidor que também envolveram as redes sociais.
Destaque também para as ações que envolveram a doação de R$ 1 ao Hospital do Câncer de Barretos a cada download e a criação da “Menor Maior Loja do Mundo”, uma “miniloja” integrada à plataforma mobile da loja virtual instalada durante quatro dias na Rua Oscar Freire, em São Paulo (SP).
Mundos integrados
Ainda no mundo off-line, há o investimento em painéis espalhados por aeroportos e estações de metrô de três grandes capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) que funcionaram como vitrines virtuais. A partir deles, foi destacada a funcionalidade Netshoes Click do app, que consegue reconhecer os artigos por meio de suas imagens e direcionar o cliente para a loja virtual.
O Netshoes App está integrado ao usuário das plataformas e canais da Netshoes, com a possibilidade de iniciar uma compra no dispositivo móvel e finalizá-la no desktop, e vice-versa. Ao acessá-lo com login e senha, logo na primeira tela, são apresentados produtos direcionados para o perfil e histórico de compra do usuário, oferecendo uma experiência de navegação personalizada.
O app de m-commerce também conta com o Netshoes Click, serviço de reconhecimento de tênis, roupas e suplementos nutricionais que facilita a busca e identificação dos artigos com o uso da câmera do smartphone ou tablet. E outros recursos integrados como a “Lista de Desejos”, no qual o consumidor pode receber notificações sobre novos produtos no estoque e promoções personalizadas, e a opção de “Compra com um Clique” – que é autoexplicativa.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br