Os usuários querem cada vez mais conteúdo de qualidade. Algumas teorias dos negócios digitais indicam que, para isso, eles pagariam uma quantia aceitável sem hesitar. E se a produção de conteúdo for terceirizada, melhor. Milhares de pessoas pagando um pouquinho trariam uma receita volumosa para uma empresa e – pronto – essa é uma das receitas para o sucesso no mundo digital. É claro que não dá certo para todos e, na prática, a teoria é outra. Mas uma app chinesa parece ter encontrado uma forma de desenvolver-se adotando exatamente esse modelo.
A FenDa é a mais nova sensação do mercado mobile chinês. O app é baseado em perguntas e respostas. O esquema é muito simples. Qualquer um pode mandar qualquer pergunta para qualquer especialista, autoridade ou celebridade. Para isso, paga uma pequena taxa, que é o serviço de criar o canal entre perguntador e respondedor. Mas ainda há um valor adicional da resposta, depende de quanto a comunidade de usuários que se interessou pela pergunta também está disposta a dar. A empresa do aplicativo fica com 10% do transacionado.
O especialista do outro lado pode também ignorar a pergunta. Se isso ocorrer e não houver resposta em 48 horas, o dinheiro é devolvido para quem fez a pergunta. No entanto, se a pergunta viralizar ou for considerada que está para render uma resposta que todos querem ouvir, o dinheiro se multiplica.
Multiplicando o valor
A Forbes americana conta a história de uma pergunta feita a Wang Sicong, filho de uma das pessoas mais ricas da China. A resposta foi compartilhada 17 mil vezes, rendendo US$ 450 ao usuário que fez a pergunta e US$ 1.200 a quem respondeu. A resposta é dada por mensagem de áudio com menos de 60 segundos, uma plataforma popular na China.
O app de perguntas e respostas tem atraído o interesse de investidores. Na segunda feira, a empresa por trás do aplicativo anunciou a chegada de US$ 25 milhões de fundos que apostam na ideia. Entre os investidores estão empresários chineses, fundos de venture capital americano e asiáticos. O app pertence à empresa de notícias Guokr.com e já foi baixado milhares de vezes na China e o valor da companhia já passa de US$ 100 milhões.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–