Home Qualidade de Vida Mobilidade Apps e celulares tiraram mercado de conteúdo dos navegadores

Apps e celulares tiraram mercado de conteúdo dos navegadores

O celular vem mudando o modo como consumimos conteúdo e tirando mercado dos navegadores da web (browsers). A constatação é mostrada em uma pesquisa da Flurry, uma empresa mobile pertencente ao Yahoo. Os dados indicam que o uso de apps instalados nos aparelhos móveis cresceu 50% entre 2013 e 2015. O tempo gasto no consumo de conteúdo digital subiu 35% nos apps e caiu 50% nos navegadores. Somenet 10% do tempo gasto é em browsers, caindo de 14% um ano atrás.

A segregação entre as duas formas de acesso tem relação direta com os meios de comunicação e a indústria de conteúdo e mídia. Historicamente, esses setores concentram-se em chamar a atenção do público e captar audiência por meio de motores de buscas. Mas os apps podem fazer a ligação direta entre o consumidor final e o conteúdo, sem passar pelos buscadores, propagandas on line, etc. O desafio para essas empresas é descobrir novas abordagens para a aquisição de tráfego com esse cenário de domínio do mobile.

Navegadores ficam para trás e consumo de conteúdo nos apps avança. Clique para aumentar.

Quando especialistas apontam que a mobilidade é um desafio para todos os setores, às vezes os executivos envolvidos não conseguem enxergar o tamanho do precipício a atravessar. A pesquisa da Flurry é avassaladora para quem duvida das transformações do mobile. Enquanto todos os apps apresentam crescimento, navegadores como Chrome e Safari mostram desempenho pífio.

Jogos, TV e lucros
Outra curiosidade dos números é a queda no consumo de games. Aparentemente, os apps de mensagens, mídias sociais e apps de entretenimento estão tirando mercado dos jogos. Não é por acaso que a produtora do Angry Birds está em dificuldades.

O YouTube, considerado entretenimento, cresceu 8% em um ano, com tempo médio de 44 minutos por dia. É mais do que muitos programas de TV. O Youtube tem um app. Enquanto isso, os programas de TV têm….uma TV.



Messaging e social cresceram 28%, numa curva ascendente já de alguns anos. Tumblr (plataforma de blog do Yahoo), Facebook e SnapChat são os responsáveis aqui por esse aquecimento. E todos tem algum app mobile.

Navegadores têm desempenho pífio no consumo de conteúdo on line. Clique para aumentar.

No meio desses resultados alarmantes para quem ainda pretendia ficar parado no negócio com a cara da internet da década pasada, há um dado animador. Os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo que acessam pelos apps. O preço varia e tem relação com o benefício enxergado. Não é um sinal de que as empresas podem parar no tempo, mas é um aviso claro de que há faturamento se darem um passo em direção ao novo modelo de mercado.

A pesquisa foi divulgada no encontro de desenvolvedores do Yahoo e você pode ver mais gráficos no blog da Flurry.

 

 

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br