*Por Ana Claudia S. Reis
O processo de recrutamento de executivos é composto por várias etapas, que buscam extrair de um candidato informações e características que transcendem o seu currículo. Nesses processos, analisamos o comportamento, personalidade e atitude em diversas situações, claro, baseadas no cargo que o profissional irá assumir dentro da sua área de atuação.
Além de fatores fundamentais, como a formação acadêmica, consideramos as habilidades particulares de cada candidato, justamente aquelas que o diferencia de seus concorrentes. Em muitas vezes, é desafiador identificá-las, visto que as empresas procuram profissionais específicos, de acordo com a necessidade dos negócios naquele período.
Como especialista da área de tecnologia e headhunter, procuro nos candidatos a CIOs características primordiais que se fazem necessárias em todos os profissionais dessa posição. São elas:
1. Comunicação: É essencial que o CIO possua uma boa capacidade de comunicação. Ela não se faz necessária apenas no ambiente corporativo, onde as reuniões e apresentações são constantes, mas em todos os outros processos do negócio, como o relacionamento com o time, fornecedores, Conselho e os próprios colegas. A falta dessa habilidade interfere na satisfação dos profissionais que se relacionam com esse executivo, desencadeando falhas nas linhas de negócios.
2. Mentoria e engajamento: O sucesso de uma empresa não é conquistado somente pela ótima gestão de seus líderes. O retorno das ações surge pelo esforço de…[MAIS]