*Por Alan Ceppini
A comunicação multiplataforma, apesar de muito difundida e apontada como a única chance de sobrevivência para as grandes redes de comunicação, ainda é um desafio. Isso porque nem todos estão estruturados para trabalhar com essa realidade. Sim, uma realidade. De acordo com a Comscore, o número de usuários móveis no Brasil já ultrapassou o de desktops, diferença que deve se ampliar com… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
…o passar do tempo. Hoje são 79,9 milhões de acessos mobile e 79,1 milhões via desktop, com 111 milhões de usuários multiplataforma. O tempo digital gasto com dispositivos mobile chega a 67%.
Mas, afinal, o que é uma campanha multiplataforma? É uma ação que integra as diversas plataformas – jornal, site, mobile, tablet, redes sociais etc. – de uma rede com o objetivo de alcançar públicos diferentes, atrair sua atenção, interagir com eles e gerar conversão. A entrega do conteúdo segue acontecendo, mas de forma mais ágil e em qualquer tipo de dispositivo. Essas ações acabam gerando maior audiência para os veículos, e também novos negócios para o anunciante, com campanhas publicitárias mais abrangentes. São inúmeras possibilidades de ações, como branded content, desenvolvimento de advergames, interatividade 360, webseries. E essas propostas tem sempre o objetivo de engajar a audiência, já que o comportamento do consumidor é diferente em cada plataforma.
Justamente por ser uma realidade, as ações multiplataforma já apresentam resultados que servem como bons exemplos. Só no primeiro trimestre de 2017, o Twitter transmitiu em todo o mundo mais de 800 horas de conteúdo premium ao vivo, com cerca de 300 parceiros, como emissoras de TV, cobrindo cerca de 450 eventos. O SBT foi a primeira emissora do país a ter a sua primeira NCM (Network Multi-Canais) e o crossmedia tanto no ambiente digital quanto na TV aberta alcança audiência e públicos ligados aos temas abordados, aos bastidores dos programas, os próprios famosos, suas rotinas, aspirações, viagens etc. São 800 milhões de “videoviews” por mês (somando Youtube, Facebook, o site próprio e aplicativos).
O modelo multiplataforma não só alcança novos clientes, como potencializa as ações dos anunciantes que já trabalham com o veículo. “Eu realmente acredito na geração de negócios e retornos para o anunciante no que diz respeito ao marketing multiplataforma. Só na Rede Massa as redes sociais possuem mais de 2.7 milhões de seguidores nas principais plataformas (facebook, Instagram, YouTube etc). São números que devemos olhar com atenção e que mostram que o marketing multiplataforma é uma realidade.
*Alan Ceppini é Gerente de Plataformas Digitais e Interatividade do Grupo Massa
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